Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Cultura

Casas da Leitura/ Tubotecas/ Estante Curitiba

Propõe ações de incentivo à leitura. Para isso, o Município conta também com doações de livros em bom estado, por parte dos cidadãos e empresas.  

No centro e em bairros

Existem 16 Casas da Leitura, localizadas no centro e em bairros da cidade, relacionadas especialmente à difusão da literatura, com empréstimos de livros. (A 17ª unidade, Augusto Stresser, está em reformas). 

Acervo

Os acervos das Casas da Leitura variam também de acordo com a capacidade física de suas instalações. Há títulos sobre Literatura Nacional e Mundial (dos Clássicos aos Contemporâneos), Histórias em Quadrinho (HQs), Teatro e Teoria da Literatura. Nas demais unidades estão disponíveis maior número de exemplares e gêneros, tanto de autores brasileiros como estrangeiros:  de Literatura (Contos, Crônicas, Romances, Poesia, Infantil e Infantojuvenil, HQs, Gibis, Teoria Literária e Leitura, Artes Visuais (Cinema, Teatro, Circo, Música e Dança), Filosofia, Sociologia, Antropologia, Biografias e Cultura.

Nestes espaços são promovidas também suas tradicionais rodas de leitura, contações de histórias, oficinas de criação literária, leitura na praça.

Conheça abaixo, em Locais de Atendimento, os números e algumas características dos conteúdos bibliográficos de cada Casa da Leitura

Cadastro: presencial

Para emprestar livros do Bondinho e das 15 Casas da Leitura, o interessado precisa ter um cadastro com seus dados pessoais, que deve ser preenchido presencialmente, no endereço da unidade que escolher, mediante a apresentação dos seguintes documentos:

  • Documento de identificação com foto – pode ser RG (também digital), Carteira Nacional de Habilitação, Carteira de Trabalho ou Passaporte ou Identidade de Estrangeiro
  • Comprovante atualizado de residência (conta de água, de energia elétrica, de gás ou telefone)
  • Autorização dos pais, quando o interessado for menor de 15 anos

Para consultas ao acervo das Casas da Leitura, fazer reservas de título e renovar empréstimos, o leitor cadastrado utiliza o link do sistema Pergamun, adotado pela FCC.

A devolução do livro pode ser feita em unidade diferente daquela em que foi feito o empréstimo. O prazo é de 14 dias. Casos de atraso têm três tipos de penalidades: o leitor fica impossibilitado de fazer novo empréstimo pelo prazo do atraso; são cobrados 50 centavos de real por livro/dia; ou deve ser feita a doação de um livro de literatura em bom estado.

10 Tubotecas

São pequenas bibliotecas que dão acesso livre a estantes em dez estações tubo, por onde circulam usuários do sistema de transporte coletivo.

Saiba em quais estações tubo estão as estantes:

Estações Praça Rui Barbosa: 4 unidades
Linha Expressa Pinheirinho – Rui Barbosa / Linha Expressa Pinhais – Rui Barbosa / Linha Expressa Centenário – Campo Comprido / Linha Expressa Campo Comprido - Centenário

Estação Central: 2 unidades (Rua Presidente Faria em frente ao Correio) Linha Expressa Santa Cândida – Capão Raso

Estação Praça Carlos Gomes: 1 unidade
Linha Expressa Boqueirão Ligeirão Boqueirão

Estação Carlos Gomes: 1 unidade (R. Lourenço Pinto, em frente ao hospital Paciornik)
Ligeirão Pinheirinho – Carlos Gomes

Estação Marechal: 2 unidades (Linha Verde)

 

Doação de Livros - Como fazer

Atenção interessados em contribuir para as Tubotecas: somente os funcionários representantes do projeto são autorizados a abastecer as estantes.

Equivocadamente, muitos representantes de igrejas costumam ocupar aqueles espaços com revistas de conteúdo religioso. Uma prática que configura desperdício de material gráfico (que não será aproveitado; será descartado porque não atende às diretrizes do projeto e não há espaço suficiente para acomodá-las). Também contraria os termos do Artigo 3.º da Lei n.º 9237/1997, que proíbe ao usuário do transporte coletivo "o exercício de panfletagem comercial e religiosa", nas áreas de abrangência dos terminais de transporte. Quem não segue a lei está sujeito a multa. 

Quais são os endereços para entrega

  • Coordenação de Literatura (onde também funciona o Setor de Tubotecas): Rua Mateus Leme, n.º 66 (esquina com Treze de Maio, n.º 571)
    Horário de atendimento: das 9h às 12h e das 14h às 18h, de segunda a sexta-feira
    E-mails: coordenacaodeliteratura@curitiba.pr.gov.brtubotecas@curitiba.pr.gov.br
    Outras informações: (41) 3321-3212
  • Bondinho da Leitura
  • Casas da Leitura

As doações de obras relacionadas a assuntos técnicos, didáticos e outros são encaminhadas a instituições, bibliotecas comunitárias, ONGs, escolas rurais e da Região Metropolitana.
 

Estante Curitiba - Livros digitais

O acervo está disponível pelo APP Curitiba (nas versões APP Stores - Android ou Google Play - IOS). Do catálogo constam obras para todas as idades e todos os gostos: drama, ficção, romance, poesia, crônicas etc.

É preciso baixar o aplicativo e se cadastrar. Ao clicar sobre o ícone Curitiba Lê, o interessado entra na ‘Estante Curitiba’. Depois, em ’Acervo Geral’ escolhe o livro de seu interesse -  pelo nome do autor ou gênero. Escolhido um título, é possível saber a sinopse (‘Resumo da obra’) e fazer a opção pelo download (‘Adicionar à minha estante’).

Na aba 'Casas da Leitura" o leitor encontra os endereços de todas as unidades identificadas por georreferenciamento. 

Fundação Cultural de Curitiba

Locais de Atendimento

Os locais de atendimento são equipamentos urbanos utilizados ou pertencentes à cidade.

Em alta