Transporte
Cartão-Transporte - Isento: Emissão/Renovação
A emissão do documento é feita pela Urbanização de Curitiba - Urbs, gerenciadora do sistema, e segue alguns critérios preestabelecidos em lei.
Quem é beneficiado
Idosos: pessoas com idade igual ou superior a 65 anos
Pessoas com deficiência física, intelectual, auditiva, visual, transtorno do espectro autista, deficiências múltiplas. E desde que tenham renda familiar de 3 (três) salários mínimos mensais ou R$ 4.236.
Pessoas com patologias crônicas como mucoviscidose, hemofilia e escleroses, em tratamento continuado; insuficiência renal crônica, em tratamento de terapia renal substitutiva de hemodiálise; câncer, em tratamento de quimioterapia endovenoso e/ou radioterapia e outras. E desde que tenham renda familiar de 3 (três) salários mínimos mensais ou R$ 4.236 (valor nacional R$ 1.412)
Aposentados por invalidez que morem em Curitiba e que recebem até 3 (três) salários mínimos mensais ou R$ 4.236 (valor nacional R$ 1.412).
Documentos necessários
No caso da emissão do cartão-transporte, os titulares precisam comparecer a um dos 9 Postos de Atendimento da Urbs, em Ruas da Cidadania (à exceção da CIC - Cidade Industrial de Curitiba), para ser feita a sua foto. Marcar data (sempre em dias úteis) e hora previamente pela Agenda online, da Prefeitura de Curitiba.
Levar os documentos exigidos de cada grupo de beneficiários, e que estão no site da Urbs, página do Cartão-Transporte > Cartão Isento, inclusive o formulário de encaminhamento para a isenção tarifária que é fornecido pelas seguintes instituições: Escolas Municipais de Educação Especial; Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), Fundação de Ação Social (FAS) e Centro de Especialidades Médicas Ambulatório Encantar, da Secretaria Municipal da Saúde (SMS).
Casos de renovação anual
A renovação deve ser feita anualmente. Com excessão dos idoss, que não precisam renovar.
O atendimento presencial é feito exclusivamente nos 9 Postos de Atendimento da Urbs, em Ruas da Cidadania (à exceção da CIC), sempre em dias úteis e com data e horário marcados previamente pela Agenda Online, da Prefeitura.
Cartões podem ser bloqueados
Atenção: se não for cumprido o prazo regular para o titular fazer a renovação, seu cartão-transporte Isento será bloqueado.
Locais de atendimento
Em todas as unidades da Urbs (à exceção do serviço de passe escolar na Matriz, que trata somente de solicitação de 2ª via) podem ser obtidos outros serviços, como confecção e desbloqueio do cartão, sempre com agendamento prévio.
Horário: das 10h às 16h, de segunda a sexta-feira.
Confira abaixo as unidades.
Urbs Móvel: Programação
Outra unidade de atendimento está no Urbs Móvel, micro-ônibus itinerante que percorre toda a cidade e presta os seguintes serviços (também relacionados ao cartão-transporte):
> Confecção de 1ª via
> 2ª via de cartão (Custo: no valor de 5 tarifas vigentes/ Pagamento: cartão de crédito ou débito; Pix - via QR CODE)
> Bloqueio/Desbloqueio
> Alteração de limite de uso diário
> Carga de créditos pendentes
> Atualização de cartão
> Consulta de extrato financeiro.
Seu horário de atendimento: das 10h30 às 15h30.
Confira a programação atualizada mês a mês do Urbs Móvel, no endereço
https://www.urbs.curitiba.pr.gov.br/PORTAL/publicador/Portal/UnidadeMovel/arquivos/arquivo.pdf
O que diz a lei
A legislação referente à isenção tarifária compreende:
Ato n.º 070/2023
Decreto Municipal n.º 2192/2023
Decreto. Municipal n.° 1895/2022
Decreto Municipal n.º 210/1991 (Art.26, Inciso IV)
Canais de contato
Para mais informações e outras orientações sobre este assunto, entrar em contato pelo telefone 156 (da Central de Atendimento 156 da Prefeitura).
Urbanização de Curitiba S. A.
Locais de Atendimento
Os locais de atendimento são equipamentos urbanos utilizados ou pertencentes à cidade.