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Transporte

Cartão-Transporte - Estudante (Passe Escolar)

Alunos de escolas de ensino regular fundamental, médio, técnico ou superior, residentes em Curitiba, têm direito à redução de 50% (cinquenta por cento) do valor da tarifa. São fornecidas 2 (duas) passagens diárias, para utilização no transporte coletivo de Curitiba, desde que atendam aos critérios da legislação e normas da Urbanização de Curitiba.

Regras

O cartão-transporte Estudante é também chamado de Passe Escolar. É emitido para aqueles estudantes que morem a mais de 10 quadras (aproximadamente 1.000 a 1.200 metros) da instituição onde estudam, e suas famílias devem se enquadrar nas seguintes condições:

  • 1 (um) filho com direito ao Passe Escolar, renda familiar bruta de até três salários mínimos
  • 2 (dois) filhos com direito ao Passe Escolar, renda familiar bruta de até quatro salários mínimos
  • 3 (três) filhos ou mais com direito ao Passe Escolar, renda familiar bruta de até cinco salários mínimos 

Até 400 passes por ano

Cada estudante é beneficiado com até 400 passes escolares por ano, no máximo.

Essa quantidade é estabelecida em razão do texto da Lei Federal n.º 9394, que trata das diretrizes e bases da educação nacional e prevê que o ano letivo deve ter 200 dias.

Solicitação do benefício

Os dados de cada estudante que solicitar o Passe Escolar são submetidos à análise socioeconômica por auditor da Urbs, o que vai definir a concessão do benefício.

Todo processo – informações pessoais do interessado, como renda familiar, documentação necessária, análise – é realizado via site da Urbs.

Acompanhe com protocolo

Acesse a área "Cartão-Transporte – Estudante" para ler com toda atenção, em "Documentos Necessários" quais são os requisitos exigidos. Caso se enquadre nos critérios conforme a legislação vigente, clicar em  ABRIR PROTOCOLO - PASSE ESCOLAR DIGITAL (PED), registrar seus dados de acordo com o solicitado, e anexar a documentação, na plataforma  Processo Eletrônico de Curitiba - PROCEC

Clicando em “Confirmar”, será gerado seu protocolo. Com ele o estudante poderá acompanhar o andamento da sua solicitação, por onde iniciou a solicitação.

Mais informações sobre o PROCEC: https://www.curitiba.pr.gov.br/servicos/processo-eletronico-de-curitiba-procec/739

Resposta: e-mail cadastrado

Se o estudante receber a informação de que seu processo está “aprovado”, via e-mail cadastrado, deve marcar data e hora, em dias úteis, – por meio da Agenda online, da Prefeitura – e comparecer a um dos Postos de Atendimento da Urbs, para coleta de foto e confecção/atualização do cartão-transporte.

Saiba mais sobre o portal, no endereço: https://www.curitiba.pr.gov.br/servicos/agenda-online-servicos-da-prefeitura/655

Postos

Os Postos de Atendimento da Urbs para passe escolar funcionam em 8 Ruas da Cidadania (à exceção da CIC e da Matriz, que trata somente de solicitação de 2ª via).

Atenção! Os postos de atendimento não realizam análises socioeconômicas.

Horário (a partir de julho): das 10h às 16h, de segunda a sexta-feira. Antes era das 12h30 às 18h30.

Confira unidade mais próxima

Confira abaixo as unidades:

Urbanização de Curitiba S. A.

Locais de Atendimento

Os locais de atendimento são equipamentos urbanos utilizados ou pertencentes à cidade.