Saúde
Atendimento pelo SUS: Unidades de Saúde
As 109 Unidades Básicas de Saúde – UBSs, ou Postos de Saúde, são a ‘porta de entrada’ para o atendimento pelo Sistema Único de Saúde - SUS Curitiba, no caso de alguma necessidade de tratamento, informações ou cuidados básicos de saúde.
Locais de Atendimento
PESQUISE AQUI ENDEREÇOS E HORÁRIOS das Unidades de Saúde, divididas pelas áreas de abrangência das Administrações Regionais.
Na mesma listagem atualizada em setembro de 2024 constam os demais equipamentos da Rede SUS municipal: UPAs (Unidades de Pronto Atendimento), CAPS (Centro de Atendimento Psicossocial), Centros Odontológicos, Hospitais etc. https://saude.curitiba.pr.gov.br/a-secretaria/rede-de-atencao.html
Onde se cadastrar
O cidadão curitibano deve ter cadastro na Unidade que atende seu bairro ou região. Isto pode ser feito das seguintes formas:
- Na recepção da sua Unidade de Saúde (onde tem dados registrados)
- Pela Central Saúde Já Curitiba (ligando para o 3350-9000)
- Pelo Aplicativo Saúde Já Curitiba
Como ser atendido
O atendimento é realizado por procura direta (quando o usuário comparece na unidade de saúde) ou por agendamento via aplicativo Saúde Já Curitiba da Prefeitura
Documentos necessários
São apenas dois:
1) Documento de identificação (Carteira de Identidade - RG ou Carteira Nacional de Habilitação - CNH)
2) Comprovante de endereço (documento expedido há no máximo 60 dias, em nome do cidadão ou responsável legal). Escolha uma dessas alternativas:
- Conta de água
- Conta de luz
- Conta de gás
- Conta de telefone (fixo ou móvel)
- Conta de TV à cabo
- Conta de internet
- Boleto do IPTU
- Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos
- Contrato de aluguel atual acompanhado de conta de consumo (água, luz, telefone) no nome do cidadão ou responsável legal
- Documento de correspondência em nome do cidadão, como fatura de cartão de crédito, lojas de departamento e outros
Importante: não esquecer do documento de identificação, sempre que precisar retornar à Unidade.
Secretaria Municipal da Saúde