Meio Ambiente
Adoção de Praças, Jardins, Eixos de Animação
Praças, parques, bosques, jardinetes, largos, jardins ambientais, eixos de animação, núcleos ambientais, centros esportivos, relógios e canteiros centrais de ruas e avenidas podem ser adotados por cidadão ou empresa, em Curitiba.
Isso acontece quando Pessoa Física ou Jurídica se oferece ao Município para financiar a limpeza, a manutenção e a conservação de um (ou mais) daqueles logradouros públicos.
Carta de Intenções
Antes de qualquer providência, o interessado pode buscar mais dados por contato telefônico. Depois, precisa protocolar uma carta de intenções, dirigida ao Departamento de Parques e Praças, com os motivos da adoção. Juntar cópias de documentos pessoais (CPF e RG) e tratar do assunto na sede da SMMA.
Termo de Compromisso
Após análise do pedido, a Planilha de Custo de Manutenção Anual do logradouro será publicada no Diário Oficial do Município, para que o interessado saiba dos custos da adoção.
É dado com prazo de 5 (cinco) dias úteis para manifestação de outros possíveis interessados em adotar a mesma área.
Decorrido o prazo, sem nada em contrário, o interessado será chamado para assinar o Termo de Compromisso, que segue para publicação no Diário Oficial do Município, dando publicidade e legalidade ao ato.
Atenção! A adoção para fins publicitários ocorre de duas formas: por Termo de Acordo, os logradouros públicos indicados no decreto (praças, jardinetes, largos, jardins ambientais, eixos de animação, núcleos ambientais, centros esportivos, relógios e canteiros centrais de ruas e avenidas); por concorrência pública própria, os parques, bosques e o Jardim Botânico (unidade de conservação).
Atendimento: só presencial
Setor de Protocolo. Avenida Manoel Ribas, n.º 2727 - Mercês
Horário: das 8h às 12h e das 14h às 18h
Para tirar dúvidas e obter mais informações:
Telefones: (41)3350-8879 e (41)3350-9182
E-mail: parquesepracas@curitiba.pr.gov.br
Responsável:
DEPARTAMENTO DE PARQUES E PRAÇAS
Secretaria Municipal do Meio Ambiente
Locais de Atendimento
Os locais de atendimento são equipamentos urbanos utilizados ou pertencentes à cidade.