Direitos Humanos
ADH - Política de Igualdade Racial
Defende os direitos de populações afrodescendentes (pretos e pardos), indígena e cigana de Curitiba.
Datas importantes: Dia Nacional de Combate à Intolerância Religioso (21/01), Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha (25/07) Dia Nacional do Povos Indígenas dos Povos Indígenas (09/08), Dia do Cigano (23/09) e o Dia da Consciência Negra (20/11).
Creafro
Fica na Rua Barão do Rio Branco, entre XV de Novembro e Marechal Deodoro.
Oferece atendimento psicológico, jurídico, e atividades comunitárias como grupos de discussão, palestras e capacitações sobre a etnia negra.
O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. Para ser atendido, basta pedir agendamento pelo telefone (41) 3221-2714.
Feira da Cultura Africana
A Feira da Cultura Africana acontece no bairro Pinheirinho, a cada terceiro domingo do mês, na Praça Zumbi dos Palmares. Das 14h às 18h.
Praça Zumbi dos Palmares
O endereço da Feira da Cultura Africana é: Praça Zumbi dos Palmares – Rua Elóis Orestes Zeglin, bairro Pinheirinho. O nome do espaço é homenagem ao reverenciado líder do Quilombo de Palmares, o maior da época colonial.
Palestras agendadas
A equipe da APIR faz palestras sobre diversos temas, entre eles as consequências do racismo estrutural no país.
As palestras podem ser agendadas pelo e-mail igualdaderacial@curitiba.pr.gov.br informando o nome do responsável, modalidade (virtual ou presencial) e público estimado.
Rodas de Conversa
Têm rodas de conversas sobre diferentes temáticas, como Combate à intolerância Religiosa, Aplicação da Lei Federal 10.639, preservação dos Povos Indígenas, demandas dos povos ciganos, Narrativas Afro-Curitibanas, e Patrimônio Material e Imaterial: Capoeira e as Religiões de Matriz Africana.
Letramento racial
A APIR também promove capacitações sobre o chamado letramento étnico (conceitos de raça, cor e etnia). E disponibiliza eletronicamente o curso Direitos Humanos na Prática e a Promoção da Igualdade Étnico-Racial, por meio da plataforma Aprendere, do Instituto Municipal de Administração Pública - IMAP
Mercado de trabalho
Outra diretriz da Igualdade Racial é sensibilizar a comunidade para o acesso e inclusão de profissionais afrodescendentes (pretos e pardos), indígenas e ciganos no mercado de trabalho formal.
Para vencer resistências encontradas nesse processo, a equipe da APIR realiza uma palestra-padrão a empresários/empresas e outros interessados.
Secretaria do Governo Municipal