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Saiba tudo sobre a nova Arthur Bernardes

Miniterminal, faixa exclusiva de ônibus e um novo Eixo de Animação no canteiro central vão facilitar o deslocamento de usuários do transporte coletivo e promover esporte, lazer e convivência no corredor verde da avenida

Eixo de Animação vai ser ampliado

A revitalização da Av. Arthur Bernardes e das ruas do entorno faz parte do Projeto Novo Inter 2. Neste lote de obras, estão previstas a readequação viária em mais de 14 mil metros de ruas dos bairros Seminário, Vila Izabel, Portão e Santa Quitéria, além da ampliação do complexo de lazer e esportes que hoje existe no canteiro central da Arthur Bernardes e o novo miniterminal Santa Quitéria.

As benfeitorias no chamado Eixo de Animação incluem a reforma da pista de caminhada, ciclovia, parquinho infantil, quadras de tênis e poliesportiva já existentes. Mas também preveem ampliação das instalações da sede local da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude (Smelj), playpet, pista de skate, quadra de futevôlei, quadra de basquete, cancha de futebol Society, academia ao ar livre, praça interna e mais três áreas de ginástica e três novos parquinhos infantis.

“A ideia é ampliar as áreas de lazer, esporte e convivência para promover ainda mais oportunidades de integração da comunidade local com o espaço urbano”, aponta Marcio Teixeira, coordenador-geral da Unidade Técnico Administrativa de Gerenciamento (Utag), área responsável pela gestão dos contratos multilaterais do município. O Projeto Novo Inter 2 tem financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), com contrapartidas do município.

Eixo de animação Arthur Bernardes

Requalificação: 

  • Pista de caminhada
  • Ciclovia
  • Parquinho
  • Quadra de tênis
  • Quadra poliesportiva

Mantidos:

  • Banquinhos
  • Ponto de táxi

Novos equipamentos:

  • Playpet
  • Pista de skate
  • Miniterminal Santa Quitéria
  • Quadra de futevôlei
  • Quadra de basquete
  • Quadra de futebol society
  • Ponte sobre o córrego
  • +3 espaços de ginástica
  • +3 parquinhos
  • Jardins de mel
  • Academia ao ar livre
  • Praça interna

Região vai ganhar um novo miniterminal

O conjunto de obras também vai entregar um novo miniterminal na região, para estimular o uso do transporte coletivo e atrair mais usuários. O atual tubo do Santa Quitéria dará lugar ao miniterminal, que vai fazer a ligação com a região central da cidade por meio de três novas linhas troncais. A conexão entre bairros e Centro também vai ocorrer por meio de outras sete linhas alimentadoras, além do Interbairros II, o Inter 2 e a Linha Direta Caiuá/Cachoeira. Além disso, os usuários dessas linhas poderão ser conectados à Rede Integrada de Transporte (RIT), viabilizando viagens com o pagamento de uma passagem. 

Além do novo equipamento e das intervenções no Eixo de Animação, as execuções contratadas com o Consórcio TCV, formado pelas empresas TCE e Compasa, incluem a drenagem, terraplanagem, pavimentação, paisagismo, iluminação e calçamento de 14 mil metros de ruas do entorno. Ao final, um novo binário será formado entre as ruas Vital Brasil e Ulisses Vieira, facilitando o trânsito na região. Dos dois lados da Arthur Bernardes, faixas exclusivas de ônibus vão permitir uma operação mais eficiente do sistema de transporte, melhorando a qualidade do serviço. 

As obras de infraestrutura, além de promoverem o desenvolvimento econômico e social da região, atendendo aos objetivos do Plano Diretor do Município, também significam valorização imobiliária para os proprietários. Em média, os imóveis ganham 30% de valor de mercado quando estão localizados em áreas de desenvolvimento urbano. 

Veja como vai ficar o miniterminal

Inter 2: benefícios para a cidade e população

•    Vai aumentar a velocidade dos ônibus da Linha, que passará a ter faixas exclusivas nos 38 km de sua rota, acabando com o anda e para do atual percurso dos ônibus em meio aos carros e ajudando a reduzir a emissão de gases poluentes no ar. 

•    Vai melhorar a integração do sistema com outras linhas, com a implantação de miniterminais, permitindo inclusive a integração temporal na região com pagamento de uma única passagem para circular por toda a Rede Integrada de Transporte (RIT). 

•    Vai aumentar o conforto dos usuários com a revitalização de todos os terminais e a implantação das estações autossustentáveis Prisma Solar, que tem maior capacidade e são climatizadas.

•  Em 2025, ônibus elétricos, com emissão zero de poluentes, começarão a rodar também na rota do Inter 2. Cada ônibus elétrico evita, em média, a emissão de 118,7 toneladas de CO2 ao ano na atmosfera, o equivalente ao plantio de 847 árvores por veículo. Todos os ônibus elétricos são climatizados. 

•    Vai melhorar a acessibilidade de pedestres e pessoas com mobilidade reduzida, pois todas as vias por onde passará o Novo Inter 2 terão nova pavimentação, requalificação de calçadas acessíveis, iluminação mais eficiente em LED e novo paisagismo, inclusive com o plantio de mais árvores.

•    Vai preservar e, em alguns casos, criar novos locais de estacionamento, beneficiando o comércio local.

Intervenções foram apresentadas à população

Todas as intervenções que estão sendo realizadas na região da Av. Arthur Bernardes seguiram um rigoroso processo dentro das exigências de legislação ambiental e de consulta à população, iniciada em 2019. À época, na composição da chamada carta consulta para o banco financiador, foram realizadas quatro consultas públicas presenciais.

Após a assinatura do contrato de financiamento, foram realizadas novas rodadas de contato com a comunidade.

Em 2022, uma consulta online ficou ativa por dois meses e coletou participação de moradores de toda a cidade. Em 2023, uma reunião exclusiva sobre os impactos sociais e ambientais das obras do Projeto Novo Inter 2 foi realizada na Rua da Cidadania do Boqueirão. Em maio de 2024, já com a licitação realizada e antes do início das obras, uma nova reunião pública apresentou os benefícios do projeto e a rotina das execuções para os moradores dos bairros diretamente atingidos.

Toda a documentação sobre as consultas e reuniões públicas, assim como os Planos de Gestão Ambiental e Social do programa estão no site utag.ippuc.org.br.

Esses procedimentos são fases exigidas pelo financiador para concessão do empréstimo, que não teria sido aprovado pelo próprio BID e pelas demais instâncias – Senado Federal, Governo Federal, Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Câmara dos Vereadores de Curitiba – se não tivessem sido cumpridas de forma rigorosa. 

Horto Municipal faz plantio de árvores

De forma a antecipar a compensação ambiental pelo atingimento das árvores previsto para a execução das obras, o Horto Municipal de Curitiba já fez o plantio de 1.454 mudas na região, sendo 495 na Vila Izabel, 25 no Santa Quitéria, 195 no Seminário e 740 no Portão.  No total, estão previstas 5 mil novas mudas. 

No Eixo de Animação da Arthur Bernardes estão previstos o atingimento de 160 árvores para a execução das obras, especialmente para o alargamento da pista para a faixa exclusiva do ônibus e as áreas de remanso e estacionamento. Na área do miniterminal, 59 árvores serão transplantadas.

Obra faz parte do Projeto Inter 2

As intervenções na Arthur Bernardes fazem parte do Projeto Inter 2. Formado por sete lotes de obras, o projeto vai requalificar mais de 38 km de percurso do Inter 2 e do Interbairros II, com impacto em 28 bairros da capital. As obras fazem parte do Programa de Mobilidade Urbana Sustentável de Curitiba e têm financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). São US$ 106,7 milhões em recursos para obras de requalificação do itinerário de linhas de alto carregamento de passageiros da cidade, com atendimento de 181 mil usuários/dia.

As obras do Novo Inter 2 respondem a um dos desafios propostos pelo Plano de Adaptação e Mitigação das Mudanças Climáticas de Curitiba (PlanClima). A capital propõe com o PlanClima uma cidade com menos carros, mais árvores, consumo consciente de energia, ar mais puro, menos resíduos em aterro e valorização do transporte público, que passa a ter ônibus elétricos. É um dos dois grandes projetos de mobilidade urbana sustentável, que priorizam o transporte coletivo com ônibus elétricos, em execução neste momento na capital, assim como o aumento da capacidade e velocidade do BRT Norte-Sul. Os dois projetos reforçam a importância da redução de emissões de gases do efeito estufa provenientes dos combustíveis fósseis.

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Miniterminal, faixa exclusiva de ônibus e um novo Eixo de Animação no canteiro central vão facilitar o deslocamento de usuários do transporte coletivo e promover esporte, lazer e convivência no corredor verde da avenida