Itinerário de 38Km que atende a 28 bairros
O Projeto de Aumento da Capacidade e Velocidade da Linha Direta Inter 2 prevê a melhoria da infraestrutura viária e de equipamentos para o aumento da velocidade operacional e a ampliação da capacidade do Ligeirinho Inter 2 e do Interbairros II, dos atuais 155 mil transportados diariamente para 181 mil passageiros/dia. As duas linhas circulares são as que mais transportam passageiros na cidade fora dos eixos estruturais.
A Linha-Direta Inter 2 transporta por dia 91 mil passageiros e o Interbairros II, 64 mil/dia, atualmente. As linhas percorrem um itinerário circular de 38 quilômetros que passa por 28 bairros de Curitiba ligando os seis eixos estruturais de transporte da cidade: Norte, Sul, Leste, Oeste, Boqueirão e Linha Verde, numa área de abrangência de 580 mil habitantes.
São atendidos pelo Inter 2 os bairros Alto da Glória, Alto da Rua XV, Bigorrilho, Bom Retiro, Cabral, Centro Cívico, Hugo Lange, Jardim Social, Juvevê, Mercês, São Francisco, Hauer, Xaxim, Cajuru, Capão da Imbuia, Guabirotuba, Jardim das Américas, Uberaba, Tarumã, Campina do Siqueira, Seminário, Vista Alegre, Fanny, Novo Mundo, Portão, Santa Quitéria, Vila Izabel, Capão Raso.
Entre as melhorias na infraestrutura viária e de equipamentos voltados ao transporte estão 70 km de vias que serão abertas ou requalificadas; 30 quilômetros de faixas exclusivas aos ônibus; 13 novas estações e a construção do mini-terminal do Santa Quitéria (imagem abaixo) e das estações Nivaldo Braga, Salgado Filho, Xaxim e Tarumã.
Tudo isso somado às obras múltiplas de mobilidade nos corredores Norte-Sul e Leste-Oeste, que integram o Projeto de Aumento da Capacidade e Velocidade do BRT (Bus Rapid Transit) Leste-Oeste. Essa intervenção, financiada pelo New Development Bank em parceria com o município, prevê a operação da Linha Direta de biarticulados elétricos no corredor metropolitano entre os terminais de Pinhais e CIC-Norte, além da construção do novo terminal do Capão da Imbuia, a reconstrução do terminal Campina do Siqueira e de demais terminais de transporte daquele eixo dentro dos padrões de eficiência energética.