O que é a obra na República Argentina?
As obras do eixo do BRT Norte Sul em execução na República Argentina e na Av. Winston Churchil vão reduzir o tempo de deslocamento da operação do Ligeirão. Para que o ônibus tenha uma circulação mais rápida, com paradas em estações estratégicas, estão sendo feitos os desalinhamentos das 26 estações. Esse ajuste permite que o Ligeirão faça ultrapassagens nos pontos de parada exclusivos das linhas expressas. Quando concluído, serão 16 minutos a menos de viagem entre o Terminal do Santa Cândida e o do Pinheirinho, dando mais qualidade na prestação do serviço para o usuário.
Por que a faixa de tráfego é elevada?
O entorno das estações - especialmente Silva Jardim, Carlos Dietzsch e Itajubá - tem o calçamento elevado para demarcar a área compartilhada e dar prioridade de passagem para o pedestre. As vias compartilhadas entre pedestres, veiculos e bicicletas exigem baixa velocidade e atenção ao outro, tornando o trânsito mais calmo e humano. O conceito, aprovado pela certificação GreensRoads, também será aplicado no eixo Leste Oeste do BRT, no financiamento concedido pelo New Development Bank (NDB).
Como isso melhora o trecho para quem se desloca?
Todo o projeto é desenhado para privilegiar o pedestre e o usuário do transporte coletivo, com mais conforto e segurança no embarque e desembarque das estações e circulação com acessibilidade no entorno delas, frequentando comércio e serviços disponíveis nessas áreas.
Como isso melhora o trecho para quem mora ou trabalha na via?
Os acessos simplificados e sem barreiras trazem mais conforto para quem mora, trabalha e trafega pela região. Veículos que circulam nas vias lentas das avenidas República Argentina e Winston Churchill, obrigatoriamente, precisam reduzir a velocidade. Ciclistas também têm prioridade de tráfego, obedecendo às leis de trânsito do maior cuidando do menor. Para quem precisa de deslocamento com maior velocidade, a indicação é usar as vias rápidas que compõem o sistema trinário - via estrtutural com canaleta exclusiva, com duas vias calmas, ladeadas por vias rápidas, de sentidos opostos. Nas transversais desse sistema, também estão sendo feitas obras e adequações para absorver fluxos que cortam o sistema, como áreas de estacionamento regulamentado e carga e descarga.
Como será a sinalização?
A maior parte da sinalização de trânsito será horizontal, e vai ser aplicada à medida em que as obras sejam concluídas a cada trecho. As ciclo rotas serão sinalizadas com o pictograma previsto no Código Brasileiro de Trânsito, e as áreas de compartilhamento de vias também serão sinalizadas, indicando aos motoristas sobre a prioridade no deslocamento e passagem de pedestres e ciclistas. Também serão indicadas as áreas de estacionamento permitida, para Carga e Descarga, já que sobre as vias compartilhadas não é possível nem parar, nem estacionar.
O ciclista circula por onde?
Nas travessias elevadas próximas das estações de transporte a circulação é compartilhada entre pedestres, ciclistas e motoristas, sendo a prioridade do menor para o maior. Quando estiverem juntos na travessia, o pedestre tem a preferência sobre os veículos e bicicletas, assim como os ciclistas têm a preferência da passagem sobre quem estiver de carro. As vias da cidade são espaços públicos e democráticos de circulação. Onde não há sinalização específica, a prioridade tem relação direta com a condição de mobilidade, vindo primeiro quem está a pé e depois ocupantes de veículos não motorizados e, por último, para quem dirige veículos automotores. Respeito do mais forte ao mais vulnerável: Motoristas têm que dar passagem a ciclistas e pedestres, bem como ciclistas têm que dar a vez aos pedestres.
Haverá sinalização para ciclistas?
Na sequência da via calma da República Argentina, tanto antes como depois das faixas elevadas, seguirá a implantação e sinalização com prioridade à ciclomobilidade com o compartilhamento de espaço com veículos. Pelo fato de a Avenida República Argentina ser mais estreita, com largura menor de faixas comparativamente ao restante do Setor Estrutural, a sinalização que definirá a prioridade aos ciclistas como nas ciclorrotas (um círculo com uma bicicleta ao centro), diferente da à Avenida Sete de Setembro, onde os espaços destinados a ciclistas são sinalizados por faixa tracejada. A classificação de todas as tipologias de vias destinadas à ciclomobilidade existentes na cidade (sejam ciclovias, ciclofaixas, ciclofaixas sobre a calçada, vias compartilhadas, ciclorrotas e passeios compartilhados) está prevista no Plano de Estrutura Cicloviária de Curitiba e fundamentada conforme os parâmetros estabelecidos no Código de Trânsito Brasileiro (Lei Federal 9.503/97).
Como ficam as vagas de carga-descarga e estacionamento?
Os serviços de carga e descarga serão feitos a partir de vagas específicas sinalizadas nas áreas de estacionamento, localizadas antes ou depois das travessias elevadas com espaços compartilhados. Também antes e depois da área de mobilidade compartilhada haverá vagas de Estacionamento Regulamentado (EstaR), bem como nas vias transversais à estrutural para atender aos usuários do comércio e serviços locais.