ESPORTE
FESTIVAL DE ESPORTE E INCLUSÃO DE CURITIBA
Faz parte do calendário oficial da Secretaria Municipal do Esporte Lazer e Juventude, que há muitos anos oferta atividades físicas e esportes para pessoas com deficiência - PcDs. O Festival de Esporte e Inclusão de Curitiba promove hábitos de vida saudável que auxiliam na prevenção de enfermidades, proporcionam Inclusão social ao indivíduo e aprimoram as potencialidades de cada participante.
Sua programação tem atendido pessoas com Síndrome de Down, Transtorno do Espectro Autista - TEA e deficientes intelectuais, por meio da prática de Atletismo, Futsal, Corridas e atividades esportivas variadas.
COPA PARADESPORTIVA
Para desenvolver o Paradesporto, detectar talentos, integrar e socializar o público envolvido, para que pessoas com deficiência celebrem uma construção coletiva de cidadania, acontece a Copa Paraesportiva. O evento tem regularidade anual desde 2018, atendendo modalidades interessadas, como: Natação, Atletismo, Golf 7, Bocha, Basquete em Cadeira de Rodas, Tênis, Esgrima.
CIRCUITO XEQUE-MATE
Com a finalidade de promover e difundir a vivência desta modalidade entre a população, com fins educativos, sociais e de reforço aos ideais olímpicos, é promovido o Circuito de Xadrez Xeque-Mate. Sua realização se dá em 4 etapas no ano, nas categorias Escolar e Aberto, com a participação de até 1.500 enxadristas. É finalizado com a Etapa dos Campeões.
COPA CURITIBINHA
Evento de cunho educacional e motivador, atende crianças das Escolas Municipais de Curitiba para despertar nelas o interesse pelo esporte. Curitibinhas, meninos e meninas têm a vivência em atividades pré-desportivas de Mini Atletismo, Mini Futebol, Mini Voleibol, Mini Handebol e Mini Basquetebol. Deste modo os alunos podem desenvolver suas habilidades motoras; a integração, a inclusão e a socialização com colegas e amigos.
SELEÇÕES DE DESEMPENHO
As seleções são feitas para proporcionarem o desenvolvimento integral do atleta, crianças e jovens de 7 a 17 anos, destaques das Escolas Esportivas da Prefeitura Municipal de Curitiba. Os escolhidos - das modalidades de Atletismo, Basquetebol, Ciclismo, Corrida de Orientação, Futsal, Ginástica Artística e Vôlei de Praia – dão seus primeiros passos no Esporte Rendimento. Isso significa participar de competições de nível Municipal, Estadual e Nacional.
VIRADA ESPORTIVA
Com realização anual, a Virada Esportiva é evento com 48 horas de duração, inclusive durante duas madrugadas, envolvendo toda a cidade. Suas quase 200 atividades são ofertadas para todas as idades, entre elas: Maratona Aquática, Badminton, Parkour, Patinação, Futebol Americano, batalha de Break, Esgrima, Skate, Tênis, Xadrez, Artes Marciais e Polo Aquático, além de Caminhadas pelas Administrações Regionais e passeios ciclísticos.
JOGOS ESCOLARES DE CURITIBA
A participação de mais de 5.000 atletas, de 12 a 17 anos, alunos de Instituições Públicas e Particulares, divididos em 12 modalidades, incluindo as PCDs, garantiu que a 48ª edição dos Jogos Escolares de Curitiba, em 2023, batesse recorde de inscritos. Foram 10 dias de competições em mais de 15 locais espalhados por toda a cidade.
ESCOLA + ESPORTE = 10
E+E=10
Curitiba atende crianças e adolescentes de 6 a 17 anos, por meio de atividades sistemáticas em diferentes modalidades esportivas, para que essa faixa etária tenha diversos benefícios, de saúde e bem-estar, desde agora e no futuro. O público infanto-juvenil pode ter desenvolvimento do acervo motor, aprimoramento de técnicas e táticas esportivas; socialização, melhoria da qualidade de vida. Este conjunto de bons resultados traz, como consequência transformações nos participantes e incentivo aos valores Olímpicos que dão suporte à estrutura do projeto.
ATIVIDADES SISTEMÁTICAS
A estrutura da Smelj oferece aulas e acompanhamento por profissionais e professores especializados de fevereiro a dezembro, sem interrupção. Janeiro é o mês de férias coletivas da equipe.
As atividades são desenvolvidas nos seus Centros de Esporte e Lazer, Clubes da Gente, Centros de Iniciação ao Esporte, Centros da Juventude. São utilizados ainda espaços alternativos, nas unidades escolares e nas entidades do terceiro setor (clubes amadores, associações de moradores, ONGs etc.), que firmarem convênio ou acordo de cooperação técnica com a Prefeitura de Curitiba, por meio da Secretaria, para atendimento de crianças e adolescentes de 6 a 17 anos.
APRENDER E JOGAR (SESC)
Acordo de cooperação técnica entre a Prefeitura e o Sistema Fecomércio (SESC) proporciona atividades esportivas - em contraturno escolar - para estudantes com renda familiar inferior a três salários-mínimos.
As aulas são divididas em três módulos, de acordo com a faixa etária. Cada turma tem no máximo 25 alunos. As atividades acontecem em 10 espaços do Município, conforme indicação das chefias dos Núcleos Regionais da Smelj.
PROJETOS PARCEIROS (Padrinhos do Esporte)
A Prefeitura de Curitiba também oferta aulas de Iniciação Esportiva - em contraturno escolar - para crianças de 6 a 17 anos, por meio dos Projetos Esporte + Escolas = 10. Uma das estratégias para atrair os alunos à prática e à vivência de mais de 30 modalidades esportivas é a adesão ao projeto de grandes nomes, grandes atletas, ídolos em suas categorias. Já são padrinhos e madrinhas dos programas da Prefeitura (por meio de cooperação técnica): Ricardinho (penta campeão mundial de futebol) Rolando (primeiro brasileiro a jogar na NBA, liga profissional de basquete dos EUA e Canadá), Dalila (campeã mundial de basquete e professora do quadro próprio da Smelj), Mari Santilli (professora e paratleta olímpica), Ronan Luiz Cardoso (curitibinha do para triatlo), Juraci Moreira (do triatlo, Programa Formando Campeões), Serginho do Vôlei (Serginho 10), Ágatha (do Vôlei de Praia), Daniel Dias (Multi-Campeão Olímpico em natação PcD – Pessoa com Deficiência).
LEIA+ESPORTE
O programa Esporte no LEIA+ ESPORTE proporciona a estudantes da Rede Municipal de Ensino RME de Curitiba, do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental, atividades de Iniciação Esportiva de várias modalidades, em especial as aquáticas. Os curitibinhas dispõem de piscina para que possam se ambientar com a água, aprendam a nadar, conheçam medidas de segurança e, consequentemente, técnicas de sobrevivência. As atividades são desenvolvidas nos Centros de Esporte e Lazer, Clubes da Gente, Centros de Iniciação ao Esporte, Centros da Juventude. As aulas estão sob a responsabilidade de profissionais de Educação Física da Smelj. Estes alunos da RME também são participantes do Programa LEIA+ (Liga pela Equidade, Igualdade e Alfabetizações).
ASSOCIAÇÕES CONVENIADAS
As associações estabelecem convênio de cooperação técnica, por meio de processo de chamamento público, para trabalhar modalidades esportivas em suas sedes ou em parcerias nos espaços emprestados pela Smelj.
FESTIVAIS E JOGOS
Os Jogos e Festivais E+E=10 promovem a participação em atividades esportivas dos estudantes/atletas matriculados nos Centros de Esporte e Lazer, Centros de Iniciação ao Esporte, Clubes da Gente, Centros da Juventude, escolas municipais de Curitiba e associações conveniada. Este conjunto de ações proporciona ampla mobilização de crianças, adolescentes e jovens em vivências do esporte.
VISITAS E REUNIÕES TECNICAS
Visitas e reuniões técnicas servem para aproximação com professores, Chefes de Núcleos Regionais, diretores, coordenadores, entidades parceiras e associações conveniadas. O que se busca é acompanhar as atividades que compõem o Projeto E+E=10, observar aspectos que possam influenciar no aumento e fidelização do número de atendimentos, assim como verificar os pontos que precisam ser melhorados.
E+E=10 EM CAMPO
Ação realizada com os clubes e entidades esportivas da cidade de Curitiba, proporcionando às crianças e adolescentes visitas guiadas nos estádios de futebol, jogos e festivais de modalidades esportivas realizadas na nossa cidade, com acompanhamento das famílias. É uma excelente oportunidade de vivenciar o Esporte.
CORRIDAS DE RUA/APOIO A EVENTO
Os eventos do calendário de corridas de Rua de Curitiba são:
CIRCUITO CURITIBA CORRIDAS
O Circuito serve para difundir na comunidade a prática da atividade física e favorecer o intercâmbio esportivo e cultural.
A organização das Corridas está sob a responsabilidade do Departamento de Esporte, da Smelj. O evento tem quatro etapas, somando pontos no campeonato e premiando os melhores corredores do Circuito.
CIRCUITO INFANTIL DE CORRIDAS
Este Circuito é direcionado às crianças de 10 até os adolescentes de 17 anos. Uma competição que tem características de caráter educativo e busca fazer com os curitibinhas e jovens tomem gosto pela prática esportiva e as competições realizadas no município.
REVEZAMENTO ENTRE PARQUES
Prova diferenciada, com a categorias individuais - duplas e quartetos - percorrendo uma distância em torno de 21km, passando por vários parques na cidade.
MARATONA DE CURITIBA
Nesta prova são percorridos 42,190km, passando por vários bairros e pontos turísticos da cidade. Os atletas precisam de grande preparo físico e técnica para enfrentar o percurso, que oferece grande dificuldade.
CORRIDAS SMART
Criada num formato simples e trazendo autonomia aos atletas. Estimula a prática da atividade física e motiva as pessoas a se iniciarem no mundo das corridas.
CICLISMO
O Ciclismo curitibano é atendido com a realização dos seguintes eventos:
GP CURITIBA DE CICLISMO E ESTRADA
Com mais de 30 edições, esta é uma prova tradicional, de Estrada. Foi criada para comemorar o aniversário da cidade (29 de março)
COPA CURITIBA DE CICLISMO E ESTRADA
Os ciclistas, experientes ou iniciantes, são incentivados a praticar Ciclismo de Estrada, também competindo na cidade. O evento é realizado em duas etapas, premiando além dos seus vencedores os melhores atletas do ano.
COPA DE CURITIBA DE BMX RACING
Realizado na pista municipal de BMX da cidade, em duas etapas. Incentiva os alunos da Prefeitura e outros atletas a se dedicarem à modalidade.
A competição premia os melhores atletas do ano, nas duas etapas.
APOIO A EVENTOS
O apoio da Prefeitura Municipal de Curitiba tem sido decisivo para trazer grandes eventos esportivos à cidade, o que possibilita a inclusão da capital do Paraná no roteiro esportivo nacional. Estas atividades tem reflexos positivos também na economia: movimentam todas as áreas do setor turístico, o comércio, e incrementam a economia da cidade.