Futuras rotas com a conclusão da obra
Além do alargamento do viaduto e das duas novas estações de ônibus, o projeto prevê novos acessos para conexão com a Linha Verde Norte e Sul, além da revitalização de praças públicas – Cova da Iria e Mauro Ferreira - , novo paisagismo e iluminação no local. A Prefeitura realizou a licitação dos lotes em 2022 e a Trail Engenharia foi a vencedora da concorrência, no valor de R$ 92 milhões e prazo de 18 meses para conclusão.
Com o novo paisagismo, o corredor verde será reconstituído, com o plantio de espécies nativas, como o pau ferro. A compensação ambiental legal prevê o plantio de duas mudas para cada árvore suprimida para a execução da obra. Além disso, estão sendo plantadas 5 mil mudas nos bairros do entorno - Tarumã, Cajuru e Capão da Imbuia - dentro do Projeto 100 mil árvores da PMC.
Depois de pronto, os acessos à Linha Verde e à Victor Ferreira do Amaral pelo viaduto serão feitos pelas seguintes novas rotas:
- Para acessar a Victor Ferreira do Amaral, sentido Pinhais, quem segue pela Linha Verde, sentido Sul, deverá entrar na Rua Bandeirante Dias Cortes, Avenida Afonso Pena, Rua Nabig Daher, Rua Presidente Epitácio Pessoa, até chegar à rua Victor Ferreira do Amaral, à esquerda. A partir daí, pode pegar o retorno para sentido Pinhais, ou seguir em frente, para Curitiba.
- Quem estiver na Victor Ferreira do Amaral, sentido Pinhais – Curitiba, para acessar a Linha Verde Sul, vai entrar na Rua Presidente Epitácio Pessoa, Rua Epaminondas Franco, Av. Afonso Pena, Rua Maria Ficinska, até o cruzamento com a Linha Verde.
- Motoristas que estiverem na Linha Verde sentido Norte, para acessar Pinhais, deverão entrar na Rua Suécia, Rua Engenheiro Antônio Batista Ribas até a chegar à Rua Victor Ferreira do Amaral, à direita.