Já pensou em conhecer os parques e bosques curitibanos com um olhar diferenciado? Isso é o que propõe o programa Trilhando Curitiba, promovido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e apresentado no vídeo semanal do Curitiba Viva Bem aos servidores da Prefeitura de Curitiba pela professora e bióloga Andrea Gimemez Costa.
Curitiba tem 45 parques e bosques, que totalizam 8,4 milhões de metros quadrados de áreas verdes prontinhas para serem descobertas. Algumas delas, como o Parque Barigui e o Bosque Alemão, guardam trilhas que merecem uma visita cuidadosa.
O programa oferece trilhas guiadas, gratuitas e em grupo pelas áreas verdes municipais, com orientação de profissionais do Departamento de Educação Ambiental da Secretaria Municipal do Meio Ambiente.
A atividade é aberta aos estudantes e à população de modo geral, incluindo os servidores da Prefeitura de Curitiba.
“Mais do que contemplar as belezas naturais, falamos de aspectos históricos e culturais dos nossos parques, sua fauna e flora e a conduta adequada quando estamos nestes espaços. As trilhas são uma ferramenta importante de educação ambiental, convidamos o participante a perceber que aquele espaço também é seu”, destaca Andrea Gimenez. Ela acrescenta que as nascentes do Rio Belém, o Passaúna e outras unidades de conservação também podem ser objeto de visitas guiadas.
Confira o vídeo desta semana
Como agendar
Prepare seu par de tênis e garrafa de água e embarque nessa jornada para conhecer as áreas verdes de Curitiba. As trilhas do Parque Barigui são percorridas às segundas e quartas-feiras. As visitas aos demais parques e bosques podem ser marcadas para os demais dias da semana, inclusive aos sábados. A programação pode ser realizada no período da manhã ou da tarde.
Os trajetos têm duração de cerca de uma hora. Os agendamentos devem ser feitos com antecedência de pelo menos 15 dias por e-mail: educacaoambientalsmma@curitiba.pr.gov.br ou pelo telefone (41) 3350-9289. Quando chove, por razões de segurança, a visita orientada pode ser suspensa.
Curitiba Viva Bem é uma política pública e uma das principais agendas da gestão do prefeito Rafael Greca, assim como a mobilidade urbana, sustentabilidade, empreendedorismo de impacto, cultura da inovação como processo social e cidade educadora. A importância da saúde e bem-estar para os curitibanos motivou a Prefeitura a mobilizar todas as áreas da gestão pública, que estão ampliando as ações de forma conjunta através do Curitiba Viva Bem.