Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
50 anos da Cohab

Vila Nossa Senhora da Luz é a pioneira dos empreendimentos da Cohab

Quando a Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab) foi criada, em 1965, Curitiba tinha pouco mais de 400 mil habitantes, mas já enfrentava problemas relacionados à habitação. Comunidades carentes se aglomeravam em ocupações irregulares e o primeiro desafio da companhia era erradicar esses espaços da capital. Com este objetivo surgiu o primeiro projeto: a Vila Nossa Senhora da Luz.

Inaugurado em 1966 na Cidade Industrial, o conjunto de 2,1 mil casas abrigou mais de 11 mil pessoas. Cinco décadas depois, algumas casas ainda mantêm detalhes da sua concepção original, como o sótão em madeira. Outras foram completamente alteradas, configurando o processo natural de evolução, que transforma em bairros os núcleos planejados de habitação popular.

O aposentado Getúlio Bueno é um dos moradores que testemunharam a mudança. Hoje com 61 anos, ele se mudou para a Vila em 1966. “A gente morava numa casa de madeira nas Mercês e quando chegou aqui na Nossa Senhora da Luz a mudança foi grande. Tinha banheiro dentro de casa, tinha água. Foi um avanço”, conta.

Durante a década de 1970, a criação da Cidade Industrial de Curitiba gerou uma grande demanda por moradia para os operários das novas indústrias instaladas no local. A atuação da Cohab foi fundamental no processo de ocupação do que viria a se tornar o bairro mais populoso da cidade, com 172 mil habitantes.

Nestes 50 anos, somente no CIC foram implantadas mais de 36 mil unidades habitacionais. Diz o pastor Osvaldo da Silva, morador da Vila Nossa Senhora da Luz: “Hoje somos pais, avós, e vemos como valeu a pena ter tido a oportunidade de viver nessa comunidade.”