Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Educação infantil

Últimos dias de inscrições para contratação temporária de professores

Termina na quinta-feira (12/12), às 17 horas, o prazo para que os interessados façam a sua inscrição para o processo seletivo simplificado (PSS) que irá contratar 417 professores de educação infantil. As inscrições são feitas exclusivamente pelo site, sem pagamento de taxa.

O PSS requer o correto preenchimento das informações no ato da inscrição, pois elas serão comprovadas com apresentação dos documentos em janeiro. A data ainda será divulgada.  Não haverá provas de conhecimento. Os participantes serão pontuados de acordo com a prova de títulos e o tempo de serviço.

A contratação tem previsão de início em fevereiro.

A escolaridade dos candidatos poderá ser ensino médio completo na modalidade Normal (Magistério) ou ensino médio completo, acrescido de pós- médio ou sequencial, na modalidade Normal (magistério) ou ensino superior completo, que poderá ser graduação em licenciatura plena em Pedagogia ou Normal Superior.

Ler o manual e as perguntas frequentes

Além da leitura do edital antes do preenchimento da ficha de inscrição, a recomendação da Secretaria de Administração e de Gestão de Pessoal é para que os candidatos leiam o manual do PSS. Também é possível consultar as respostas para as perguntas frequentes dos participantes pelo site.

Os participantes do PSS devem acompanhar as informações atualizadas pelo site da Prefeitura de Curitiba. Os editais também são publicados no Diário Oficial.

A Central 156 também pode esclarecer as dúvidas de segunda-feira a sábado das 9 horas às 18 horas. Quem estiver fora de Curitiba pode telefonar para (41)3074.6456.

Regime especial

Os profissionais serão contratados por regime especial, com prazo máximo de contratação de 12 meses, que poderá ser prorrogado por outro período igual. Os professores contratados pelo PSS estarão vinculados ao Regime Geral de Previdência Social, ou seja, haverá recolhimento junto ao INSS. Eles não terão direito ao fundo de garantia do tempo de serviço (FGTS), pois serão agentes públicos exercendo função pública.

A jornada de trabalho será de 40 horas semanais e a remuneração de R$ 2.455,51

Antes de assumirem as turmas, os novos profissionais participarão de formação que será dada pela equipe da Secretaria da Educação.

Afastamentos

Com esta nova contratação pelo PSS, a Prefeitura de Curitiba fará substituições dos profissionais de carreira que estejam em período de afastamento, como os que estejam em licença-prêmio e em licença-maternidade.

No primeiro edital de PSS para professor de educação infantil em 2019, a Prefeitura de Curitiba garantiu a abertura de turmas em unidades que tinham salas ociosas.

Em alta