Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Curitiba Viva bem

Prefeitura de Curitiba recomeça aulas de esporte e lazer com investimentos em infraestrutura

Recomeçam as atividades esportivas da SMELJ, com reformas de espaços e investimentos em materiais. Curitiba, 13/02/2023. Foto: José Fernando Ogura/SMCS.

Aproximadamente 30 mil alunos matriculados nas mais de 80 modalidades esportivas oferecidas pela Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude (Smelj), nas dez regionais da cidade, voltaram a praticar atividades físicas nesta segunda feira (13/2).

As aulas em todos os equipamentos da Smelj, como Clubes da Gente, Centros de Esporte e Lazer e Centros da Juventude, entre outros, foram retomadas com muita animação e determinação pelos alunos. Ainda estão disponíveis 2.600 vagas em modalidades como futsal, musculação, ginástica, aulão de ritmos, futebol de campo e muito mais.

As amigas Azélia Bento, de 81 anos, e Claribel Ferreira, de 63, estavam com saudades das aulas de musculação e alongamento no Centro de Esporte e Lazer Dirceu Graeser, na Praça Oswaldo Cruz.

“Não aguentava mais ficar parada em casa. Eu venho quatro vezes por semana para ter uma melhor qualidade de vida e também para conversar com minhas amigas, é muito bom”, disse Azélia.

Outro que voltou às atividades foi Antônio Vara, de 96 anos. O aposentado faz aulas de bocha, duas vezes por semana e não via a hora de voltar a frequentar as aulas.

“É bom voltar, rever os amigos, praticar esporte e distrair a cabeça. Eu adoro e enquanto Deus permitir estarei por aqui”, disse Antônio.     

Durante as férias de verão, a Smelj fez investimentos de R$ 4.591.222,25 na compra de materiais permanentes, de consumo e esportivos, como agasalhos e uniformes para os professores. Foram realizados serviços de manutenção preventiva e corretiva, além de substituição de materiais de piscina, como aquecedor, compressores e motobombas, aquisição de novos aparelhos de musculação, TVs, switches e itens de combate à incêndio.

“Curitiba voltou a ser referência nacional em várias áreas, inclusive no esporte. Hoje a Smelj é modelo para todo o país, por isso continuamos investindo para oferecer a melhor estrutura para que todos os cidadãos possam praticar esporte e atividade física gratuitamente nas dez regionais da cidade”, disse o secretário municipal do Esporte, Lazer e Juventude, Carlos Pijak Jr.

 

Curitiba em Movimento

Quem ainda não está matriculado, mas tem interesse em praticar uma atividade física gratuita, ainda pode se cadastrar no portal Curitiba em Movimento. Ainda estão disponíveis 2.600 vagas em modalidades como futsal, musculação, ginástica, aulão de ritmos, futebol de campo e muito mais.

No portal, o cidadão pode escolher a atividade física pela qual tem interesse e o equipamento que pretende frequentar. Tendo vagas disponíveis, a pessoa já faz a inscrição e agenda a data para a avaliação física pelo próprio portal.

As atividades integram a política pública Curitiba Viva Bem, uma das principais agendas da gestão do prefeito Rafael Greca, assim como a mobilidade urbana, sustentabilidade, empreendedorismo de impacto, cultura da inovação como processo social e cidade educadora. A importância da saúde e bem-estar para os curitibanos motivou a Prefeitura a mobilizar todas as áreas da gestão pública, que estão ampliando e unindo esforços por meio do Curitiba Viva Bem