Desde o fim de janeiro, a equipe de atendentes do Sistema Nacional de Emprego (Sine) está recebendo treinamento para prestar um novo serviço: conceder passagem de ônibus gratuita para quem precisa de apoio financeiro para buscar emprego.
O benefício faz parte do Programa Tarifa Zero para Quem Precisa, da Prefeitura de Curitiba, um dos compromissos assumidos por Eduardo Pimentel como prefeito. A previsão é de que o programa comece a funcionar no dia 20 de fevereiro.
O cidadão que precisar da passagem de ônibus gratuita - duas por entrevista (ida e volta) - terá que procurar as dez unidades do Sine municipal, localizadas nas nove Ruas da Cidadania e na Administração Regional da CIC.
CLIQUE AQUI e confira os endereços dos dez Sines curitibanoEm busca de emprego? Saiba o que será necessário para garantir passagem de ônibus de graça
“Com responsabilidade fiscal, a Prefeitura está atenta para efetivar esse novo serviço ao trabalhador de baixa renda que busca uma oportunidade no mercado. A Prefeitura vai assegurar que ele tenha como se deslocar até o local da entrevista de emprego e voltar para casa”, destaca o vice-prefeito e secretário municipal do Desenvolvimento Econômico e Inovação, Paulo Martins.
Inserção de créditos
Os atendentes dos Sines curitibanos estão aprendendo a operar os novos sistemas e emitir as gratuidades.
O primeiro treinamento para que pudessem se familiarizar com a bilhetagem eletrônica e a recarga do cartão-transporte foi feito na sede da Urbs, no dia 29 de janeiro.
“Hoje, nosso sistema faz a inserção automática do crédito, o que permite ao trabalhador sair do Sine e ir direto à entrevista de trabalho, se for necessário”, explicou o responsável técnico da bilhetagem eletrônica da URBS, Luiz Henrique do Amaral.
Além desta capacitação técnica, os atendentes têm tirado dúvidas sobre os protocolos do novo serviço com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação (SMDEI) e a URBS. A ideia é que, com o programa em funcionamento, eles possam explicar o funcionamento do Tarifa Zero para Quem Precisa aos trabalhadores.
Mais treinamentos
A gratuidade dos créditos para o transporte coletivo aos trabalhadores que buscam emprego será registrada em um novo sistema que está sendo desenvolvido pela Superintendência de Tecnologia da Informação da Secretaria Municipal de Administração e TI (Smati).
Os atendentes vão receber treinamento para operar esta nova plataforma da SMDEI, que está sendo integrada aos sistemas da URBS e do e-Cidadão.
A integração vai permitir que os Sines do município façam o controle da quantidade de entrevistas marcadas dentro do programa e das gratuidades concedidas a cada trabalhador.
Entre as orientações que os atendentes vão passar aos trabalhadores que requisitarem o serviço estão:
- O trabalhador deve estar cadastrado no e-Cidadão, base única de dados da Prefeitura de Curitiba, o que facilita sua identificação no sistema;
- Ter um cartão-transporte em seu nome, no qual serão inseridos os créditos (serão concedidos créditos equivalentes a duas passagens: uma para que possa ir até a entrevista de emprego agendada e a outra para voltar para casa);
- O benefício da tarifa será concedido apenas aos encaminhamentos a processos seletivos emitidos e retirados pessoalmente em uma das dez unidades do Sine curitibano.
- O acesso ao Sine será por ordem de chegada. As unidades estão localizadas nas nove Ruas da Cidadania e na Administração Regional da CIC.
O Sine
O Sistema Nacional de Emprego (Sine) é um serviço público gratuito presente em municípios de todo o país para auxiliar os trabalhadores a encontrar emprego.
Em Curitiba, a Prefeitura coordena dez unidades do Sine, localizadas nas Ruas da Cidadania e na Administração Regional da CIC.
Por meio do Sistema, quem está em busca do primeiro emprego ou quer se recolocar no mercado , tem acesso gratuito a serviços como: orientações sobre a emissão e utilização da carteira de trabalho digital, consulta a vagas de trabalho e emissão dos encaminhamentos para os processos seletivos com os empregadores.