A Fundação Estatal de Atenção à Saúde (Feas) lançou uma programação especial em comemoração ao Dia Mundial do Idoso, celebrado no dia 1 de outubro. Serão palestras voltadas aos profissionais e estudantes da saúde, cuidadores e comunidade. A programação se encerra com a sexta edição da Jornada Interdisciplinar do Idoso.
Os eventos serão realizados no auditório do Centro de Capacitação e Desenvolvimento Humano (Cecadeh), no Pinheirinho (anexo ao Hospital do Idoso).
Para a secretária municipal da saúde, Beatriz Batistella, o evento reflete “o compromisso da administração municipal na promoção de políticas de saúde pública para a pessoa idosa com o objetivo de garantir o envelhecimento saudável, mantendo a capacidade funcional com autonomia e independência.”
“Seguindo as diretrizes da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), temos a responsabilidade de implementar ações assistenciais e educativas para que a população continue envelhecendo com qualidade”, completa Sezifredo Paz, diretor-geral da Feas.
Programação
Nesta segunda-feira (2), a partir das 14h, será realizada a palestra “20 anos de luta e dignidade”, sobre o Estatuto da Idoso. A abertura será com o Coral Belas Flores e com a Orquestra de Xilofones da Irmandade Divina Providência 30.
Para tratar de autonomia e bem-estar na velhice, na terça-feira acontece a palestra “Um Diálogo Necessário sobre a Pessoa Idosa”, às 14h. O público presente poderá participar de um momento de atividade física adaptado, chamado "Energizando o Corpo e a Mente".
Na quinta-feira (5/10), com foco acadêmico e assistencial, será realizada a Jornada Interdisciplinar do Idoso. O evento é organizado pelo Programa de Residência Multiprofissional em Saúde do Idoso SMS/Feas e irá abordar questões sociais do envelhecimento.
A programação também contará com a exposição fotográfica "Envelhecer com dignidade".
As palestras de segunda e terça-feira são gratuitas e abertas a toda comunidade. Profissionais da Feas e SMS estão isentos de taxa de inscrição para a Jornada Interdisciplinar do Idoso.
Toda a programação e a inscrição estão no site da Feas .
Feas
Com cerca de 4 mil funcionários, a Feas órgão da administração indireta da Prefeitura de Curitiba. Administra 28 unidades do Sistema Único de Saúde (SUS) de Curitiba, como o Hospital Municipal do Idoso; o programa Saúde em Casa; o Centro Médico Comunitário Bairro Novo; as Unidades de Pronto Atendimento (UPA) Tatuquara, Boqueirão, Fazendinha e CIC; e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).