O ano está começando e para muitas pessoas significa o início em novas escolas, novos empregos, aquele passeio nas férias e por que não, novos hábitos trazendo mais sustentabilidade para o dia a dia, como a adoção do uso do transporte coletivo que pode te levar a todos esses lugares.
Trocar o carro de passeio pelo transporte coletivo traz diversos benefícios para toda a sociedade, a exemplo da diminuição do número de acidentes, minimização de congestionamentos no trânsito, redução da poluição atmosférica e sonora e logística verde, construindo um futuro mais sustentável.
Pensando no seu deslocamento sustentável, reunimos 5 dicas sobre o transporte coletivo em Curitiba. Confira abaixo quais os tipos de cartões transporte estão disponíveis, as formas de pagamento, isenções, integrações e muito mais. Tire suas dúvidas e usufrua de todos os benefícios e facilidades na hora de se deslocar pela cidade.
Tipos de cartões
Cartão usuário: O Cartão Usuário é de uso pessoal, intransferível e não é descartável. Oferece modernidade, segurança e agilidade para os usuários da Rede Integrada de Transporte.
Cartão isento: Destinado ao usufruto das gratuidades legais, em particular de idosos e pessoas com deficiência, segundo a legislação específica vigente. Mais detalhes abaixo.
Cartão estudante: Indicado ao estudante que se enquadra nas condições de recebimento do benefício do passe escolar, nos termos da legislação vigente. Mais detalhes abaixo.
Como carregar
O cartão-transporte dá acesso à liberação eletrônica da tarifa nos ônibus, nas estações-tubo e nos terminais.
As cargas podem ser feitas pelo site da URBS, nos Postos Credenciados, como bancas de jornal em ruas e praças, pontos comerciais nos terminais, algumas filiais da rede de supermercados Condor e em toda a rede de supermercados Muffato (Lojas Max Atacadista e Lojas Super - Curitiba e Região Metropolitana).
Pelos aplicativos credenciados: Recarga Pay, Qiwi e Mercado Pago. Nestes casos, atenção: o tempo de liberação dos créditos é de até 15 minutos.
Nas cabines de cobrança dos seguintes Terminais de Integração: Pinheirinho, Santa Cândida, Barreirinha, Cabral, Bairro Alto, Santa Felicidade, Campo Comprido, CIC, Capão da Imbuia e Carmo. Nos terminais não há cobrança de taxa para a carga de créditos. O pagamento é em dinheiro.
E a carga pode ser feita ainda pelo WhatsApp: via plataforma Recarga Cliqx - (41) 3891-1900, com pagamento por Pix ou cartão de crédito.
Isenções e benefícios
A isenção pode ser concedida a pessoas com idade igual ou superior a 65 anos, pessoas com deficiência física, intelectual, auditiva, visual, transtornos do espectro autista, deficiência múltipla e/ou patologias crônicas e aposentados por invalidez, que se enquadrarem no padrão de renda familiar estabelecido.
Aposentados por Invalidez comprovadamente carentes, também possuem direito ao benefício. O Cartão Transporte Isento, concede 50 passagens a cada 2 meses, exclusivamente para residentes em Curitiba.
Clique aqui para ver mais detalhes.
Alunos de escolas de ensino regular fundamental, médio, técnico ou superior, residentes em Curitiba, têm direito a duas passagens diárias com cartão-transporte, nos ônibus urbanos, desde que atendam aos critérios da legislação e normas da URBS.
O chamado Passe Escolar é emitido para estudantes que morem a mais de 10 quadras (aproximadamente 1.000 a 1.200 metros) do local onde estudam, e suas famílias devem ter renda entre 3 e 5 salários-mínimos.
Cada estudante é beneficiado com até 400 passes escolares por ano, no máximo, emitidos pela Unidade de Cadastramento e Informação. Para saber mais, clique aqui.
Integração temporal
Permite a conexão gratuita entre linhas, por um determinado período. Basta ter em mãos o cartão-transporte usuário.
As integrações temporais incluem troca de linhas em estações-tubo, entre pontos de ônibus, e ainda a conexão de terminais com Ruas da Cidadania e com o Mercado Municipal Capão Raso. O tempo de utilização varia de 5 minutos a 2 horas, conforme o local e o tipo de conexão.
O transporte coletivo de Curitiba conta com 72 opções de integração temporal. Em 2022, foram realizadas cerca de 800 mil utilizações de integração.
Formas de pagamento
Além do cartão transporte, os usuários do transporte coletivo de Curitiba podem pagar a passagem com cartão de débito e crédito à vista com sistema de aproximação, relógios inteligentes e smartphones também dentro dos ônibus.
Para pagar a tarifa, basta aproximar o cartão de crédito ou débito que apresente o sinal de pagamento por aproximação do validador, tal como é feito com cartões de transporte convencionais. Você também pode aproximar seu celular com as carteiras digitais – Samsung Pay, Apple Pay e Google Pay – ou qualquer outro dispositivo de pagamento, como relógios, pulseiras ou adesivos.
O sistema aceita pagamento com as bandeiras Visa, Mastercard e Elo. Todos os ônibus possuem adesivos informando sobre a disponibilidade desse tipo de pagamento.
Para saber mais clique aqui.