Curitiba é o primeiro município paranaense a aderir ao programa Brasil Carinhoso do governo federal na área da saúde. O programa faz parte do Plano Brasil Sem Miséria e tem por objetivo combater a extrema pobreza na primeira infância, por meio de iniciativas na saúde, educação e assistência social.
No eixo da saúde, o Ministério exige que a secretaria de saúde promova a ampliação do Programa Nacional de Suplementação de Vitamina A; de Suplementação de Ferro; Saúde na Escola para creches e pré-escolas; remédios para tratamento da Asma nas Farmácias Populares.
Em Curitiba, a Secretaria Municipal de Saúde já ampliou o Programa Saúde na Escola, que desde junho atende mais de 142 mil estudantes das creches, pré-escolas e ensino fundamental de Curitiba. O programa prevê avaliações individualizadas de saúde dos educandos, com avaliações da saúde bucal, oftalmológica e auditiva além da nutricional. Os profissionais das secretarias de saúde e educação também passam por cursos de capacitação.
A secretaria também já fornece medicamentos para o tratamento de asma nas unidades de saúde e as farmácias populares também já dispõem desses medicamentos desde julho de 2012.
De acordo com o secretário Adriano Massuda, a rede de atenção básica de Curitiba já faz o acompanhamento das crianças de zero a um ano para falta de ferro e vitamina A. A intenção agora é aumentar a faixa etária dos grupos de risco, para até dois anos. “Nós já realizamos muito do que é preconizado no Brasil Carinhoso, como o Saúde na Escola, tratamento para asma e combate à anemia por deficiência de ferro que é disponibilizado para as crianças com até 2 anos. Agora vamos aumentar a suplementação da vitamina A”.
Na capital paranaense, a vitamina A é distribuída associada a vitamina D que previne o raquitismo (proveniente da baixa exposição à luz solar) e da hipovitaminose A.
A Secretaria Municipal de Curitiba também já intensificou esforços para promover a alimentação saudável para as crianças, que é uma estratégia para promover a alimentação saudável para combate às deficiências de micronutrientes. Para isso, a secretaria capacita constantemente as equipes de atenção primária, distribui a cartilha de alimentação infantil para orientar os pais e desenvolve ações de promoção do aleitamento materno nas unidades básicas de saúde.
Brasil Carinhoso
Com a adesão ao programa, a Secretaria de Saúde se compromete a ampliar as ações de prevenção da anemia e deficiência de vitamina A na Atenção básica; Adquirir suplementos de ferro e vitamina A em quantidade suficiente para o atendimento ao público beneficiário; Articular programas de caráter sócio-assistencial para potencializar a prevenção e o controle da anemia e da deficiência da vitamina A, através de programas de fortificação de alimentos e ações de educação alimentar e nutricional.
Já o Ministério da Saúde se compromete com o município a implementar ações para a prevenção e controle das deficiências nutricionais e estimular a apoiar Curitiba na implementação, monitoramento e a avaliação das ações de saúde do Brasil Carinhoso.