Curitiba iniciou nesta segunda-feira (14/4), a Campanha Nacional de Vacinação nas Escolas, no Colégio Estadual Guido Arzua, no bairro Sítio Cercado. Foram analisadas 151 carteiras vacinais e aplicadas 46 doses nos alunos que estavam com vacinas pendentes, como contra a gripe, HPV, tétano (dupla adulto), febre amarela, entre outras.
O lançamento da campanha no Paraná contou com a presença da secretária municipal da Saúde, Tatiane Filipak, dos secretários estaduais da Saúde, Beto Preto, e da Educação, Roni Miranda, além da participação ilustre do símbolo da imunização no Brasil, o Zé Gotinha, que teve uma manhã agitada, com muitas selfies.
“A estratégia de vacinação das escolas é mais uma forma de mantermos a cobertura vacinal em alto nível em Curitiba. Com o lançamento da campanha nacional, vamos em busca dos estudantes que estão com vacinas em atraso e facilitar a vida das famílias com a imunização durante o período de aulas”, disse a secretária da Saúde, Tatiane Filipak.
Em 2024, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) analisou mais de 80 mil carteiras vacinais de estudantes das escolas municipais, estaduais e particulares de Curitiba e aplicou cerca de 25 mil doses na estratégia de vacinação nas escolas.
Primeira da fila
A primeira aluna do Colégio Guido Arzua a ser imunizada foi Nikolly Victória de Oliveira Neves, de 17 anos. Ela recebeu a dose contra influenza, por ter uma condição de saúde pré-existente, o que a coloca no grupo prioritário que tem direito à imunização contra a gripe. “Estou acostumada com agulhas e a vacina é mais tranquila do que outras que tenho que tomar”, contou Nikolly.
Juliet Aray, também de 17 anos, recebeu dose da vacina contra o HPV, que está com vacinação ampliada para adolescentes de 15 a 19 anos. No calendário nacional de imunização essa vacina é indicada para meninos e meninas de 9 a 14 anos. Para ampliar a proteção aos jovens não imunizados na faixa etária preconizada, a vacina do HPV é um das aplicadas nas escolas e também nas Unidades de Saúde temporariamente.
Parceria entre Saúde e Educação
Em Curitiba, as secretarias municipais da Saúde e da Educação mantém parceria permanente com diversas ações de saúde nas escolas, que envolvem imunização, ações de saúde bucal, entre outras.
Na tarde desta segunda-feira (14/4), os secretários da Saúde, Tatiane Filipak, e da Educação, Jean Pierre Neto, se reuniram para debater a estratégia de vacinação nas escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs).
A vacinação nas unidades educacionais deve começar em um mês. As datas exatas serão alinhadas pelas equipes técnicas das duas secretarias e divulgadas pela Prefeitura. "O ideal é começar a prevenção pelas crianças, aumentando a cobertura vacinal", pontuou Tatiane.
O secretário da Educação explicou que os pais ou responsáveis serão comunicados com antecedência para providenciar as carteiras de vacinação e, se quiserem, poderão acompanhar os filhos. "Esta parceria entre Saúde e Educação é muito importante para o bem-estar dos nossos alunos", pontuou Jean Pierre.
Também participaram da reunião o diretor do Centro Municipal de Epidemiologia, Alcides Oliveira; a superintendente de Gestão Educacional, Karla Kuehne; e diretores da SME.
Campanha Nacional
A campanha encabeçada pelos Ministérios da Saúde e da Educação, com o tema Vacinação nas Escolas – Ciência e Defesa da Vida, tem prazo definido de 14 a 25 de abril. No Paraná, a Secretaria de Estado da Saúde definiu um período maior, de 14 de abril a 31 de maio, que será também adotado em Curitiba, porém com a perspectiva de durarem o ano inteiro, de acordo com a disponibilidade das escolas e famílias.
Calendário de imunização
As vacinas ofertadas são as que compõem o calendário nacional de imunização. Para saber quais são as vacinas disponíveis pelo sistema público, os pais e responsáveis podem conferir o site Imuniza Já Curitiba.
Além da estratégia de vacinação nas escolas, Curitiba oferece a imunização em 109 unidades de saúde. Os endereços e horários de funcionamento também podem ser conferidos no Imuniza Já Curitiba.
Presenças
Também participaram do evento de lançamento da Campanha de Vacinação nas Escolas o diretor-geral da Secretaria de Estado da Saúde, César Neves; a superintendente de Gestão da Secretaria Municipal da Saúde, Jane Sescatto; a supervisora do Distrito Sanitário Bairro Novo, Heloísa Golemba; o diretor do Centro Municipal de Epidemiologia, Alcides Oliveira; a coordenadora municipal de Imunização, Débora Carlet; profissionais de saúde; e a diretora do Colégio Estadual Guido Arzua, Vanda Torá.