Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Presente de aniversário

Satisfação com os serviços da Prefeitura tem melhor resultado em 13 meses

O aniversário de 33 anos do serviço 156, comemorado nesta terça-feira (7/2), veio acompanhado de boas notícias para o serviço que é o principal canal de contato direto dos cidadãos com a Prefeitura.

O Índice de Satisfação registrou em janeiro seu melhor nível nos últimos 13 meses: 83,18% dos usuários disseram-se satisfeitos com o serviço realizado pela prefeitura, de acordo com levantamento mensal realizado pela Central 156.

O número é 9,73 pontos porcentuais maior do obtido em dezembro (70,45%) e 9,27 p.p. acima do registrado em janeiro de 2016. O melhor resultado registrado ao longo de 2016 foi de 81,96% nos meses de agosto e setembro passado – 1,2 p.p. abaixo do resultado de janeiro/17.

“O esforço de retomada e recuperação da cidade está dando resultado”, avalia o prefeito Rafael Greca. “Curitiba está voltando a ser Curitiba.”

Para o secretário de Governo Municipal, Luiz Fernando Jamur, responsável pelo serviço que é operado pelo Instituto Cidades Inteligentes (ICI), boa parte do resultado positivo no primeiro mês do ano é reflexo da missão imposta por Greca de melhorar rapidamente a prestação de serviços por parte da Prefeitura, que vem desenvolvendo várias ações de manutenção das ruas, melhoria da iluminação pública, retomada de obras, recolhimento de entulhos, entre outras medidas.

Com isso, o número de pendências em atraso acumuladas – aquelas solicitações que não foram respondidas nem atendidas – diminuiu. No início de janeiro deste ano, havia 46,8 mil pendências em atraso, número que foi reduzido para 40,4 mil – uma redução de 13,6% em menos de um mês.

“Nós já temos o que comemorar, mas não podemos esquecer que o desafio ainda é muito grande”, diz Jamur. “A média de dias em atraso para pedidos de conservação de parques e praças, por exemplo, é de 666 dias; para tapa-buraco, 140 dias. É muita coisa. Mas estamos correndo atrás do prejuízo, como determinou o prefeito.”

Como funciona

Os atendimentos dividem-se em dois grupos: informações e solicitações. No primeiro grupo, que somou 53% dos atendimentos em janeiro, o cidadão busca informações mais imediatas, como horário e itinerário de ônibus. Esse serviço normalmente é respondido na hora.

O grupo das solicitações inclui pedidos de serviços, como coleta de entulho, iluminação pública, poda de árvore, entre outros.

Para este segundo grupo, a prefeitura vem retomando serviços que foram prestados de maneira precária durante a gestão anterior. “Com equipes trabalhando nas ruas a tendência é diminuir a demanda reprimida”, diz Jamur. “A população já está vendo esse esforço.”

Retomada

O número de atendimentos no serviço, que caiu ao longo do ano passado, voltou a crescer em janeiro, apontando para uma retomada da relevância da central no dia a dia da Prefeitura. Foram 104.206 atendimentos (por telefone, internet e chat), contra 89.073 em dezembro/16 – uma alta de 17%.

“Se a população vê os serviços sendo prestados, a tendência é de acionar mais a central”, diz Jamur.

Pesquisa

A pesquisa feita pela central mede dois tipos de satisfação. Um deles é com a prestação do serviço solicitado; outra é a satisfação com o atendimento realizado. Neste segundo caso, a pesquisa mostra que 95,23% dos usuários aprovou o atendimento em janeiro.

O nível de satisfação é feito por meio de pesquisa realizada pela central. Em janeiro de 2017 a base pesquisada aumentou substancialmente: foram ouvidas 1.336 pessoas, contra 391 de janeiro do ano passado.