Começa na próxima segunda-feira (24/7), o evento Boqueirão Fashion – Semana da Moda de Curitiba, que promoverá desfiles, oficinas, exposições fotográficas e encontros criativos gratuitos. Após o sucesso das últimas edições, o Boqueirão Fashion terá, pela primeira vez, uma semana inteira de programação, até sexta-feira (28/7), na Rua da Cidadania da regional (Avenida Marechal Floriano Peixoto, 8.430).
A abertura oficial de segunda-feira, às 19h30, terá como atração uma exposição fotográfica realizada por jovens produtores de moda. As fotos retratam as modelos vestidas com peças de roupas doadas pela população à Fundação de Ação Social (FAS) e customizadas por estilistas. Serão 38 painéis usando a cidade de Curitiba como fundo.
Na terça (25/7) e quarta-feira (26/7), acontece um encontro da cadeira produtiva de moda, para promover intercâmbio entre os componentes. Participam fornecedores de produtos e serviços e a ação tem parceria com o Sebrae.
Oficinas de moda
Também na terça e na quarta ocorrem as oficinas gratuitas de moda na Rua da Cidadania, com certificação para participantes. Serão dez oficinas, com apoio do Senai e o suporte das escolas do segmento. Ainda há vagas e as inscrições devem ser feitas até terça-feira pelo Portal Aprendere.
Na terça, das 14h às 18h, acontece a oficina Customização de Peças em Jeans, promovida pelo Senai. Também está prevista a oficina Comportamento Empreendedor, do Sebrae, das 14h às 16h.
O Centro Europeu faz nesse mesmo dia a oficina Moda Plus Size, das 16h às 18 h. Ainda na terça, acontece o curso Tendência, organizado pelo Centro Europeu.
Na quarta, a primeira oficina marcada é Início de Carreira: Posicionamento nas Redes Sociais, do Centro Europeu, das 14h às 16h. Adriana Laufer fala sobre Coloração Pessoal, também das 14h às 16h. O Senac promove, na sequência, a oficina Ilustração da Moda, das 14h às 18h. No mesmo horário, acontece o curso A Importância do Networking, organizado pelo Sebrae.
Também estão previstas para quarta-feira as oficinas Os 7 Estilos, do Centro Europeu, das 14h às 16h, e ainda Brechós e Empreendedorismo, realizado pela Uniandrade, das 16h às 18h.
Desfiles
Na quinta-feira (27/7) começam os desfiles que têm como principais objetivos a promoção da moda, a valorização de talentos locais, a divulgação de tendências e a celebração da criatividade.
Serão oito apresentações nos formatos coletivos e individuais, com presença de 60 modelos (dez new faces e 50 profissionais). A organização estima um público de 1.100 pessoas por desfile.
Novíssimos estilistas e marcas locais apresentam suas coleções ao público, além de proporcionar uma experiência visual e sensorial envolvente. Nesta edição, os desfiles homenageiam Curitiba.
Na quinta, às 19h, serão apresentados os seguintes desfiles: FAS, Senai, Wykini, Uniandrade. Na sexta, no mesmo horário; Universidade Positivo, Freak Flag e a coleção desenvolvida na residência artística do Boqueirão Fashion.
Pedido estratégico
O Boqueirão Fashion é organizado pela Regional Boqueirão e Prefeitura de Curitiba. A expansão das ações atende a um pedido especial e estratégico, segundo o administrador da regional, Ricardo Dias.
“Nós atendemos a um pedido do prefeito Rafael Greca para ampliar a programação para uma semana inteira e, com isso, consequentemente, adequamos a marca ao formato do novo evento”, disse.
Novidades
Uma das novas atrações do Boqueirão Fashion 2023 é a Residência Criativa. A ação levou 27 designers, escolhidos pelos organizadores do evento, para conhecer e criar novas técnicas da alta costura. A iniciativa conta com a participação do estilista brasileiro Enesoe Chan, que é professor de moda na China.
A atividade começou em 17 de junho e o encerramento dos encontros será neste sábado (22/7). As criações dos 27 designers serão apresentadas em um dos desfiles da Boqueirão Fashion, na sexta-feira.
Casting
Para participar dos desfiles, a organização do evento selecionou modelos de Curitiba e região metropolitana. A pré-seleção de candidatos contou 670 pessoas, com idade superior a 14 anos.
Antes de desfilar, os candidatos aprovados passam por um treinamento intensivo oferecido pelas três escolas de modelos parceiras do concurso. Além do treinamento, os escolhidos serão convidados a integrar o elenco das escolas e agências participantes do Boqueirão Fashion.
Programação do Boqueirão Fashion
EXPOSIÇÃO FAS
Segunda-feira (24/7). Abertura às 19h30
Local: Passarela da Rua da Cidadania (Avenida Marechal Floriano Peixoto, 8.430)
Exposição fotográfica produzida por jovens produtores de moda com o objetivo de ressignificar e valorizar as peças de vestuário doadas à Fundação de Ação Social (FAS). Serão 38 painéis usando a cidade de Curitiba como temática e mostrando peças de roupas doadas pela população. A valorização dessas peças contribui para a autoestima de quem as recebe e ressignifica o processo de doação.
ENCONTRO CADEIA PRODUTIVA DA MODA
Terça (25/7) e quarta-feira (26/7)
Local - Ginásio da Esportes da Rua da Cidadania (Avenida Marechal Floriano Peixoto, 8.430)
Tem como objetivo promover intercâmbio entre os componentes da cadeia produtiva da moda de Curitiba. Participam fornecedores de produtos e serviços. A ação tem parceria com o Sebrae.
OFICINAS DE MODA
Terça (25/7) e quarta-feira (26/7), das 14h às 18h
Local - Ginásio da Esportes da Rua da Cidadania (Avenida Marechal Floriano Peixoto, 8.430)
Participação gratuita com certificação para participantes. Evento tem parceria escolas de moda e Sebrae, com duas a três oficinas por dia. As oficinas da moda terão cursos de customização em jeans com apoio do Senai e o suporte das escolas do segmento.
DESFILES
Quinta (27/7) e sexta-feira (28/7), às 19h
Local: Passarela da Rua da Cidadania (Avenida Marechal Floriano Peixoto, 8.430)
Serão oito desfiles nos formatos coletivos e individuais, com presença de 60 modelos (dez new faces e 50 profissionais). A organização estima um público de 1.100 pessoas por desfile.