Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Mais melhorias

Vias no entorno da futura Rua da Cidadania da CIC ganham asfalto novo

Obras nas ruas do entorno da Rua da Cidadania CIC. Rua Davi Xavier da Silva esquina com Décio Barreto. Na foto, Sebastião Domingos Sampaio e Haroldo Guglielmo Marconi Pereira. Curitiba, 31/01/2025. FOTO: Valquir Aureliano/SECOM

Começou nesta sexta-feira (31/1) a pavimentação das vias no entorno do canteiro de obras da Rua da Cidadania da CIC, na Vila Nossa Senhora da Luz. A movimentação de homens e máquinas teve início pela Rua Davi Xavier da Silva, atrás do futuro centro de serviços da Prefeitura.  Nela, o asfalto antigo e deteriorado foi removido para a colocação de um novo.  A pavimentação está sendo feita entre as Ruas Décio Barreto e Durvalina Porfíria dos Santos, numa extensão de 600 metros. 

O trabalho será retomado neste sábado (1º/02), na Orlando Luís Lamarca, acesso principal para o edifício em construção. O trecho que receberá asfalto novo fica entre as Ruas Léa Moreira de Souza Moura e Décio Barreto, e tem cerca de 800 metros.

Asfalto ecológico e acessibilidade

As duas ruas estão sendo revestidas com asfalto considerado ecológico, pois contém borracha de pneus reciclados em sua composição. O revestimento das duas ruas consumirá 670 toneladas desse tipo de pavimentação. O trabalho deve terminar na metade da semana que vem. “Tudo depende de o tempo ajudar”, observa o engenheiro responsável pela fiscalização da obra, Lucas Ricardo Valentim, da Secretaria de Governo Municipal.  

O engenheiro reforça que as benfeitorias não se resumem às duas ruas principais. “Também serão feitos trabalhos complementares pelo Distrito de Manutenção da Administração Regional da CIC, para retocar algumas vias laterais, e a instalação de travessias elevadas. Tudo isso vai completar a acessibilidade do local e que já tinha sido iniciada com a instalação das calçadas”, explicou. Serão nove travessias para garantir a segurança dos pedestres: quatro na Davi Xavier da Silva e cinco na Orlando Luís Lamarca.

Injeção de autoestima

As novidades são motivo de comemoração para os moradores. “A capital da CIC merece”, diz o pintor e líder comunitário Haroldo Guglielmo Marconi Pereira, referindo-se à vila que deu origem à Regional CIC. “É uma transformação que eleva a autoestima da gente. Estamos vendo acontecer um sonho pelo qual a gente lutou muito”, completa ele, com a autoridade de quem vive no bairro há 55 anos.

Há quase 35 anos morando na Nossa Senhora da Luz, o pedreiro aposentado Sebastião Domingos Sampaio concorda com o amigo Haroldo. “A gente nota que a Prefeitura está investindo aqui, no nosso lugar. Então, morar aqui é um plano para a vida inteira. Eu e a minha mulher não saímos daqui de jeito nenhum”, declara.