Passado e futuro se encontram na Rua Riachuelo, no coração de Curitiba. Um casarão centenário, antes em ruínas, vai se transformar em um polo tecnológico de cultura digital. Mesmo antes da inauguração, prevista para março, o Estúdio Riachuelo, iniciativa da Fundação Cultural de Curitiba, já se destaca como um marco na requalificação urbana da cidade.
42ª Oficina de Música de Curitiba chega ao fim com público de 50 mil pessoas e datas das próximas
A 50 dias do Smart City Expo Curitiba, conheça 7 tendências já aplicadas pela Prefeitura
Construído em 1920 e abandonado por décadas, o imóvel está em fase final de restauração. Localizado em frente ao Cine Passeio, outro equipamento cultural fruto de uma revitalização urbana, o prédio onde será o Estúdio Riachuelo já serviu de hospedaria para imigrantes, mas nos últimos anos, ficou marcado pelo abandono e incêndios. Também servia como “mocó” para usuários de drogas.
Otimismo no comércio
A retirada dos tapumes pela Prefeitura revelou uma nova paisagem, trazendo mais otimismo para comerciantes da região. Desapropriado em 2022, o imóvel agora se junta a um movimento de renovação que vem atraindo novos investimentos para a região central. O empresário Alexandre Nogueira Lopes estudou o Plano Diretor de Curitiba, percebeu essa transformação e escolheu a Rua Riachuelo para abrir um complexo de entretenimento com pista de skate e área gastronômica, o Love City.
'A escolha da localização não foi por acaso. A revitalização do Centro, com novos empreendimentos imobiliários e restauração de prédios históricos como o Cine Passeio e agora o Estúdio Riachuelo, foi decisiva para trazermos nosso negócio para cá', explica o empresário Alexandre Nogueira Lopes.
OUÇA AQUI
Empresário Alexandre Nogueira Lopes fala sobre as mudanças da Rua Riachuelo
Mudança perceptível
Outra empreendedora que apostou na região é Cleusa de Oliveira, dona de um brechó inaugurado há um ano, a poucos metros do futuro Estúdio Riachuelo.
'Nesse pouco tempo que estamos aqui já percebemos uma grande melhora. A quadra está mais tranquila e a imagem da rua mudou completamente', conta Cleusa. Para ela, o aumento do fluxo de turistas que visitam o Cine Passeio também tem sido um diferencial. 'A revitalização traz mais segurança e atrai um público interessado em redescobrir o centro de Curitiba de uma forma diferente', acrescenta a empresária.
OUÇA AQUI
Empresária Cleusa de Oliveira elogia a região.
Cuidado com a história
O restauro do casarão é acompanhado pelo Conselho Municipal do Patrimônio Cultural e conduzido pela Fundação Cultural de Curitiba e pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), com execução da Secretaria Municipal de Obras Públicas e da empresa especializada Arq Brasil.
O investimento de R$ 2 milhões vem do Fundo de Proteção ao Patrimônio Cultural, e o projeto já foi debatido em cinco reuniões do conselho desde 2023.
Para Marino Galvão Junior, presidente da Fundação Cultural de Curitiba, o Estúdio Riachuelo simboliza uma nova etapa na transformação da região central. 'Essa obra tem muitas camadas, além do restauro e da nova funcionalidade do espaço, ele estará integrado a dois importantes equipamentos culturais – o Cine Passeio e o Solar do Barão, e vai com certeza ser um grande indutor de requalificação urbana', destaca Marino Galvão Júnior.
HTML snippet. Press Enter to type after or press Shift + Enter to type before the widget
HTML snippet. Press Enter to type after or press Shift + Enter to type before the widget
HTML snippet. Press Enter to type after or press Shift + Enter to type before the widget