Desde a segunda quinzena de janeiro, um dos parques mais famosos de Curitiba passa por uma requalificação. Uma força-tarefa das secretarias do Governo Municipal, de Obras Públicas e do Meio Ambiente está dando uma cara nova ao Parque Barigui.
As intervenções acontecem em diversas áreas: no estacionamento principal, na academia de ginástica e no portal de madeira.
“O Parque Barigui é um local muito visitado por curitibanos e turistas. Com essas melhorias, iremos trazer maior comodidade para os frequentadores e também para os trabalhadores desse belíssimo cartão-postal da cidade”, afirma o secretário do Governo Municipal, Marcelo Fachinello.
O trabalho
No estacionamento principal, localizado às margens da BR-277, a Secretaria Municipal de Obras coordena o trabalho de recorte e reciclagem do asfalto. Depois disso, a Secretaria Municipal do Governo, com sua equipe de Manutenção Urbana, realiza a aplicação da capa de asfalto borracha para dar reforço estrutural à base de pavimentação, em uma área aproximada de 22 mil m².
As intervenções estão sendo divididas em etapas, para que o público que frequenta o parque não seja prejudicado.
A Secretaria Municipal do Meio Ambiente também está realizando melhorias com a requalificação da área de circulação dos pedestres no acesso ao estacionamento. Os serviços incluem a execução de novo calçamento, a implantação de meio-fio, reparos nas áreas de convivência e nas proximidades do banheiro. Também estão previstas intervenções na academia de ginástica, com a troca de alguns aparelhos, manutenção e pintura.
Joaquim Aguirro, de 17 anos, frequenta a academia cinco vezes na semana e aprovou as novidades. “Achei muito bom, a área já é excelente para praticar exercícios. Agora espero que os curitibanos venham e aproveitem ainda mais”, disse.
Para Luciana Canofre, vendedora que trabalha há 22 anos no Parque Barigui, as melhorias devem refletir no atendimento do público. “Vamos receber uma área requalificada para a venda dos nossos produtos. Acredito que será muito bom”, afirma ela.
A previsão é que os trabalhos sejam concluídos até o final de fevereiro.