Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Evolução

Rede Mãe Curitibana Vale a Vida ganha carteira e protocolo novos

No lançamento da quarta fase do aplicativo Saúde Já Curitiba, realizada nesta sexta-feira (8/3), também foi apresentada a nova carteira pré-natal da Família Curitibana, que passou por atualização de conteúdo, de acordo com o novo protocolo da Rede Mãe Curitibana Vale a Vida, também mostrado no evento.  

O protocolo traz uma nova estratificação de risco das gestantes. Antes, elas eram divididas apenas nos grupos risco normal ou alto. Agora, há graduações entre o risco normal e alto, o que garante uma linha de cuidado mais adequada para cada gestação.

Na parte de atualização de medicamentos, houve ampliação de suplementos vitamínicos e antibióticos disponibilizados às gestantes. Houve, ainda, a inclusão de exames no protocolo, como teste de hepatite C, TSH, que avalia o funcionamento da tireóide, e Streptococcus agalactiae, que aponta a possibilidade de infecção bacteriana prejudicial ao bebê. Outra grande novidade é a inclusão do pré-natal odontológico para as gestantes.

O novo protocolo evidencia, ainda, o envolvimento da família durante o pré-natal, no parto e nos cuidados da criança. Neste sentido, a nova carteira, que antes tinha o foco do pré-natal apenas na gestante ou no casal, agora passa a contemplar o pré-natal como um momento da família.

Outra novidade é que a carteira, considerando o movimento migratório mundial, traz informações e orientações também em francês, inglês, espanhol e creole. Em 2018, houve 176 nascimentos de bebês de mães haitianas em Curitiba e nove nascimentos de bebês de mães venezuelanas.

“Essa cidade abre a chance do Sistema Único de Saúde para os imigrantes. Nós somos uma cidade de imigrantes. Neste sentido que reafirmamos a grandeza de Curitiba e a vontade da cidade de se reafirmar como o endereço do humanismo”, afirmou o prefeito Rafael Greca, durante a cerimônia.

A nova carteira foi feita em uma parceria intersetorial, envolvendo a Secretaria da Comunicação Social e a Assessoria de Relações Internacionais da Prefeitura, além de contar com colaboradores do meio acadêmico e imigrantes.

Homenagens

Três famílias foram homenageadas durante a cerimônia. O casal de Curitiba Priscila Pellens da Silva Colaco e Ossanchamer Falcão Pereira da Cruz e a filha Laura Pellens da Cruz estampam a capa do novo protocolo e estiveram no evento. 

O casal haitiano Myriam Simon e Rodney Joseph, com o filho bebê curitibano Rodrigo Mário Joseph, foi homenageado em menção ao atendimento da Rede Mãe Curitibana Vale a Vida aos imigrantes. O casal venezuelano Arelis Celina Soto Linare e José Belzares Guedez, com o filho bebê curitibano Mateo Alejandro Belzares Soto, também foi homenageado representando a abertura de Curitiba aos imigrantes.  

Presenças

O evento de lançamento contou com uma palestra do consultor nacional de análise de situação em saúde da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS), Juan Cortez Escalante, e do diretor o diretor do Centro de Epidemiologia da SMS, Alcides Oliveira.

Participaram também representantes das maternidades que integram a Rede Mãe Curitibana Vale a Vida; a representante do Conselho Municipal da Saúde de Curitiba, Maria Lúcia Gomes; o cooordenador da Rede Mãe Curitibana Vale a Vida, Edvin Javier Boza Jimenez; o vereador Edmar Colpani; a vereadora Maria Letícia; o presidente da Cohab, José Lupion Neto; e a representante da Sociedade Paranaense de Pediatria, Kerstin Taniguichi Abage.

LEIA MAIS:

Em alta