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Educação

Programa de rádio é ferramenta de ensino em escola no Tatuquara

Estudantes da Escola Municipal Margarida Orso Dalagassa, no Tatuquara, mantêm toda escola informada com a rádio “Estações do Conhecimento”.  A iniciativa envolve noventa estudantes que participam das oficinas de formação em rádio.

Com uma programação variada, definida pelos próprios estudantes em conjunto com os professores, a rádio divulga notícias, relata as atividades de destaque nas salas de aulas, transmite a troca de recados entre as crianças e presta homenagem a aniversariantes, com mensagens e oferecimento de músicas a estudantes, professores e funcionários.

As professoras Suzana Rubin, Flávia de Andrade e Sandra Neres são as responsáveis pelo trabalho com o grupo de radialistas mirins. “Com o sistema interno de som, os meninos e meninas buscam garantir que a rádio represente a totalidade dos envolvidos na escola e contribua para o exercício da cidadania”, explica a professora Suzana.

Ao longo dos últimos meses foram trabalhados temas como protagonismo juvenil, direitos das crianças e dos adolescentes e comunicação popular. Também são abordadas técnicas, história e características do rádio, integrados ao currículo escolar.

Os pequenos discutem também a importância da comunicação dentro do contexto escolar, o papel da mídia na vida das pessoas e como o rádio pode melhorar o dia a dia dos estudantes e de toda a comunidade escolar.

“Dentro da escola, o rádio é uma ferramenta de comunicação que divulga seus acontecimentos e discute os problemas do entorno. Torna o processo de ensino e aprendizagem mais democrático, além de fazer com que o estudante deixe o papel de coadjuvante e seja protagonista na construção do saber”, ressalta Suzana.

Sintonizados

Os participantes do projeto se dividiram por turnos e estão preparando programações especiais. “Pensamos produções que envolvessem gostos musicais e também e que mobilizassem a escola para temas como aquecimento global, desenvolvimento social, alimentação saudável, entrevistas e conteúdos trabalhados pelas turmas em salas de aula”, acrescenta a professora.

Outro aspecto que envolve a formação dos estudantes, para que eles possam editar os programas no computador, é adaptação de recursos. A estudante Ana Júlia Pontes dos Santos, 8 anos, destaca que aprender com a rádio é muito importante porque traz várias informações. “Quando a gente vai lá gravar se coloca no lugar do repórter. Trabalhamos com recursos como podcast (arquivos de áudio) para informar os colegas da melhor forma”, conta a estudante.

Repercussão

Segundo a diretora da escola, Maria Cecília Santos Araújo Colatusso, o projeto despertou a curiosidade de estudantes e de toda a comunidade escolar. “Inclusive dos pais, que nos cumprimentam pela iniciativa”, afirma Maria Cecília.

Segundo ela, os educadores são envolvidos no processo de formação e convidados a integrar a proposta para que possam perceber que é possível utilizar a rádio dentro do contexto escolar, independentemente do conteúdo curricular.

“Fazer com que os professores percebam que não é preciso um momento à parte para trabalhar a rádio escola é um dos principais objetivos do projeto. Trabalhamos para que isso aconteça naturalmente, assim a rádio se torna um amplo instrumento pedagógico”, ressalta a diretora.

Para conferir as produções dos estudantes, clique no link: “Estações do Conhecimento”

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