Os 20 ramais da central telefônica 3350-9000 não param de tocar. Desde o último dia 13 de março, início da ativação do teleatendimento da Prefeitura para dúvidas sobre coronavírus, as equipes da Secretaria Municipal da Saúde atenderam cerca de 11 mil pessoas - uma média de 900 ligações por dia.
O serviço conta com médicos e outros profissionais de saúde e atende todos os dias, das 8h às 23h. A médica e diretora do Departamento de Atenção à Saúde, Oksana Maria Volochtchuk, conta que, nesta semana, o perfil da procura pelo call center mudou.
“De dúvidas e pedidos de orientação no começo passamos agora a relatos de sintomas virais e também dúvidas sobre tratamento”, disse Oksana.
A central seleciona as pessoas que relatam casos de quadro leve e suspeitos para monitoramento da condição clínica. Os profissionais orientam quem apresenta sintomas da covid-19 ao isolamento social.
Diariamente eles mandam uma lista de contatos para os Distritos Sanitários, que passam a monitorar os pacientes com sintomas da covid-19.
Das ligações recebidas por dia, de 10% a 20% se enquadram no perfil dos sintomas da covid-19. De acordo com a médica, mesmo por telefone é possível identificá-los.
“Quando a pessoa relata falta de ar, dificuldade para respirar, chiado no peito e tosse representa quadro respiratório e imediatamente ela recebe a indicação do isolamento pelo prazo de 14 dias”, disse.
Os profissionais que atendem as ligações preenchem uma ficha com a notificação dos sintomas. Os registros são encaminhados para os distritos vinculados aos endereços das pessoas.
“A partir de então, a unidades de saúde passam a acompanhar os casos, monitorando por ligações ou até uma mesmo uma visita em casos mais urgentes.