Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Inovação

Pró-Cidadania lança game que incentiva boas práticas e preservação do meio ambiente

Pró-Cidadania lança game que incentiva boas práticas e preservação do meio ambiente. Imagem: Divulgação

O Instituto Pró-Cidadania, em parceria com a Prefeitura de Curitiba e Racional Games, lançou nesta terça-feira (10), na Obra Social Santo Aníbal (OSSA) no Cajuru, o aplicativo Clean City Curitiba, focado na educação ambiental. No jogo, é preciso separar resíduos e direcioná-los para a lixeira correta.

O aplicativo foi incluído em um projeto já tocado pelo Pró-Cidadania, o Guardiões da Natureza, que incentiva a separação correta de resíduos em entidades sociais parceiras. “Mas é muito mais do que isso. Também repassamos informações sobre o consumo consciente, higiene pessoal e alimentação saudável. O aplicativo surgiu como mais uma ferramenta para esse processo. De forma lúdica e inteligente, ele repasse as informações e envolve as crianças no universo tecnológico”, disse o supervisor administrativo do Instituto, Araí de Lara Bello Filho.

De acordo com Danilo Olympio, da Racional Games, o tema da coleta seletiva surgiu naturalmente na fase de concepção do Clean City Curitiba. “Curitiba é referência em soluções para o meio ambiente e pioneira na separação do lixo. Quisemos trabalhar com esse conceito. A premissa do entretenimento educativo faz parte do jogo, sem dúvida, mas ela está inserida num produto que não negligencia aspectos essenciais para garantir sua atratividade”, explica. Gráficos, jogabilidade e trilha sonora, por exemplo, foram pensados para agradar não apenas ao usuário eventual como também ao usuário frequente de games.

Segundo Sinval Soares, coordenador da OSSA, a resposta foi muito positiva. “Não apareceu como surpresa o gosto de crianças e adolescentes pelo jogo, mas o mais bacana foi constatar que elas estão familiarizadas com a temática do meio ambiente. Elas ficaram encantadas com o jogo, com as cores. Além disso, a identificação com a cidade é imediata. Capivaras e ônibus biarticulados estão no jogo, por exemplo”.

Depois da OSSA, o Clean City Curitiba será replicado em mais 26 organizações não-governamentais beneficiadas pelo Instituto Pró-Cidadania e também aberto para a comunidade.

Clean City

Conhecedores de jogos irão se divertir logo na abertura do Clean City Curitiba, com a trilha que faz referência ao tema do SimCity, clássico dos jogos eletrônicos desde a década de 1990. A capivara, mascote onipresente no humor da “Prefs”, é o personagem principal do jogo. Ela vibra quando o jogador acerta a lixeira, ou, melhor ainda, quando ele opta por não descartar objetos que não são lixo – nesses casos, a opção acertada é levá-los para a casa representada na tela.

A duração da partida depende da habilidade – e do conhecimento sobre a maneira correta de despejar resíduos – do jogador. Quando ele se encerra, vem a cereja do bolo: a capivara aparece caracterizada como personagens icônicos da diversão eletrônica, tais como Super Mario, Ryu (Street Fighter), Sonic, Mega Man e Link (Legend of Zelda). Ao final, o usuário pode compartilhar o escore e convidar seus amigos para o jogo.

Em alta