Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Congresso Internacional

Prêmio Cidades Educadoras será entregue pelo prefeito Rafael Greca nesta sexta-feira

Nesta sexta-feira (24/5), último dia do XVII Congresso Internacional de Cidades Educadoras, será entregue a premiação por boas práticas, com a presença do prefeito Rafael Greca. Anunciado a cada dois anos, durante os congressos internacionais, o Prêmio Cidades Educadoras tem como objetivo reconhecer e dar visibilidade ao trabalho que os municípios desenvolvem, além de destacar as boas práticas que podem ser fonte de inspiração para outros.

A premiação é atribuída a três boas práticas que educam para os valores cívicos e democráticos que permitem a convivência entre as pessoas e o respeito pelo planeta e que fomentam a solidariedade, a cultura da paz, a justiça social, a participação, a consciência ambiental e o compromisso com o bem comum.

Realizado desde o último dia 21 no Centro de Eventos Positivo e Salão de Atos do Parque Barigui, esta 17ª edição do congresso tem como tema principal a “Sustentabilidade, Inovação e Inclusão na Cidade Educadora: transformando o presente”.

O evento, sediado de maneira inédita na capital do Paraná, também concentra a Expo Educação, a feira interativa de formação profissional organizada anualmente pela Secretaria Municipal de Educação.

A realização do congresso é da Associação Internacional das Cidades Educadoras e Prefeitura de Curitiba, com patrocínio da Aprende Brasil, Arlequim e Compass, a apoio do Museu Oscar Niemeyer (MON), Sanepar e Curitiba Convention e Visitors Bureau.

São 136 cidades de 12 países, com cerca de 400 inscritos, entre eles representantes da Finlândia, Espanha, Portugal, Coreia do Sul, Bélgica, Letônia, Porto Rico, México e Polônia. Entre os municípios brasileiros estão São Paulo (SP), Florianópolis (SC), Passo Fundo (RS), Londrina (PR).

“Estes dias têm sido muito proveitosos, com a apresentação de excelentes experiências e intercâmbio de informações”, disse a secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila.

Outros destaques da sexta-feira serão o VI Encontro de Jornalistas Mirins das escolas municipais de Curitiba, que começa às 13h no Salão de Atos, e o II Encontro Juvenil de Educação em Direitos Humanos, a partir das 14h, no auditório 3 do pavilhão principal.

Faróis do Saber e Inovação e Mãos na Massa

Nesta quinta-feira (23/5), os debates se concentraram na apresentação de projetos e ações de diversas cidades, entre eles os projetos curitibanos dos Faróis do Saber e Inovação e Mãos na Massa e a ciclomobilidade de Rosário, na Argentina.

Antes estruturas com livros e acesso gratuito à internet, os Faróis da Inovação representam uma evolução dos Faróis do Saber, criados na década de 1990 como lan houses gratuitas com bibliotecas. O objetivo agora é oferecer, de maneira gratuita a toda comunidade, espaços de inovação baseados no conceito da educação maker. "Os novos espaços ficam no mezanino dos faróis e oferecem impressoras 3D para criação de protótipos, com a orientação de professores da rede municipal que passam por formação continuada", destacou a diretora de Desenvolvimento Profissional da SME, Estela Endlich.

Já o projeto “Mãos na Massa: economia doméstica para os estudantes da rede municipal de ensino” foi criado em 2021 com o propósito de incentivar os estudantes a encontrar soluções para questões do dia a dia de maneira criativa e sustentável, para que sejam mais inovadores e autônomos.