Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
banner

Abertura dos berços

Prefeitura de Curitiba prepara Victor Ferreira do Amaral para plantio de árvores da Mata Atlântica

Preparação para o plantio de árvores tem início nas obras da Avenida Victor Ferreira do Amaral. Curitiba, 27/02/2025. Foto: José Fernando Ogura/SECOM

O processo de transformação da Avenida Victor Ferreira do Amaral, no bairro Tarumã, ganhou nova etapa a partir desta semana, com o início das intervenções para o plantio de árvores no canteiro central da via. A iniciativa faz parte das obras do Novo Inter 2, que preveem a criação de um corredor verde ao longo da avenida, com melhorias ambientais e paisagísticas.

Equipes da Arborização Pública, da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, iniciaram a abertura de berços em vários trechos da avenida para a futura arborização. Após a conclusão das obras viárias, a recomposição do paisagismo será feita com espécies nativas da Mata Atlântica, com destaque para o pau-ferro (Libidibia ferrea), árvore de grande porte conhecida por sua copa frondosa e casca manchada.

O plantio do pau-ferro na Victor Ferreira do Amaral tem como referência o paisagismo da Rua Padre Anchieta, no bairro Bigorrilho, onde exemplares da espécie criam um ambiente sombreado e harmonioso.

Além do pau-ferro no canteiro, a composição paisagística da avenida incluirá árvores frutíferas, no canteiro central, e manacás-da-serra (Tibouchina mutabilis) e jacarandás (Jacaranda mimosaefolia) nas laterais, com ampliação dos benefícios ambientais e da biodiversidade urbana.

De acordo com o diretor de Arborização e Produção Vegetal da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, José Roberto Roloff, “o pau-ferro, que terá mais destaque, foi escolhido pelo embelezamento paisagístico, pela cor do tronco e por possuir folhas miúdas e finas que não vão trazer problemas para as galerias de águas pluviais”.

Requalificação urbana

“As obras do Novo Inter 2, incluídas aí as intervenções na Avenida Victor Ferreira do Amaral, devem seguir um modelo de requalificação urbana que alia infraestrutura moderna, mobilidade eficiente e sustentabilidade socioambiental”, diz Marcio Teixeira, coordenador-geral da Unidade Técnica de Gerenciamento (Utag), responsável pela supervisão dos projetos financiados por organismos multilaterais no município.

Para a implantação desse novo paisagismo, foi necessária a remoção prévia de espécies exóticas, especialmente nos trechos onde houve alargamento das pistas e reestruturação da drenagem.

Muitas das árvores retiradas já apresentavam vulnerabilidade a vendavais e tempestades e representavam riscos para pedestres, motoristas e a infraestrutura local de rede elétrica e calçamento. Com aproximadamente 1 mil novas árvores, o corredor verde deverá reduzir a poluição atmosférica, minimizar o efeito das ilhas de calor e otimizar a drenagem da água da chuva, para tornar a região mais resiliente a eventos climáticos extremos.

Meio Milhão de Árvores

Todos esses novos plantios também fazem parte do programa Meio Milhão de Árvores para Curitiba, lançado pelo prefeito Eduardo Pimentel. A meta é que a cidade, com a ajuda dos moradores, atinja a marca de 500 mil novas árvores plantadas pelos próximos quatro anos.