A Prefeitura de Curitiba paga, nesta quarta-feira (8/4), a todos os servidores municipais, aposentados e pensionistas a primeira parcela do 13º salário de 2020. A medida beneficia aproximadamente 48 mil pessoas e o dinheiro deve movimentar a economia local com a injeção de R$ 127,6 milhões.
Com a antecipação do pagamento, decisão tomada pelo prefeito Rafael Greca, a expectativa é proporcionar aos servidores, grande parte chefes de família, tranquilidade neste momento de preocupação com a pandemia do novo coronavírus (covid-19). O pagamento também pode ajudar a economia, com a movimentação de recursos.
O depósito será feito ao longo do dia. Nesta parcela do 13º não haverá descontos, que serão debitados na segunda parte do benefício a ser paga pela Prefeitura no fim do ano. Cada servidor receberá o equivalente a 50% do salário. Aposentados e pensionistas receberão 50% do benefício.
A antecipação será possível porque a Prefeitura tem mantido o equilíbrio das contas desde o Plano de Recuperação de Curitiba, adotado em 2017 pela administração municipal.