A partir das 10h da próxima terça-feira (1/4), a Prefeitura de Curitiba vai liberar parte da Rua Hugo Kinzelmann, no Campina do Siqueira, ao tráfego de veículos. O trânsito será retomado nas duas faixas, em ambos os sentidos, no trecho entre a Ivo Zanlorenzi e Deputado Nilson Ribas. No mesmo horário, também será reaberta para os motoristas a Rua Estanislau Pampuche, igualmente em mão dupla.
Ambas as ruas estão sendo requalificadas e recebem obras de infraestrutura viária completa, com drenagem, terraplanagem, pavimentação em concreto (pavimento rígido), iluminação pública, paisagismo e novas calçadas. As intervenções integram o Lote 1 do projeto Novo Inter 2, que moderniza o sistema viário para aprimorar a mobilidade urbana em Curitiba.
Rota alternativa
Com a abertura parcial das ruas, os motoristas que trafegam pela Rua Ivo Zanlorenzi podem evitar congestionamentos utilizando a Rua Hugo Kinzelmann. A partir dela, devem seguir até a Rua Deputado Nilson Ribas, virar à direita e continuar até a Avenida Nossa Senhora Aparecida, garantindo uma rota alternativa ao bloqueio na Rua Major Heitor Guimarães devido às obras.
Agentes de trânsito da Superintendência de Trânsito (Setran) vão monitorar o local para orientar motoristas e pedestres que passam pela região. Além das placas orientativas, a via terá faixas para ressaltar a comunicação e informar rotas alternativas de trânsito.
Obras continuam
Mesmo com a liberação, as vias seguem em obras. As equipes da Prefeitura continuam com os serviços de execução de calçadas, paisagismo e acabamentos. Por isso, os motoristas que circulam pela região devem redobrar a atenção, pois ainda há trabalhadores e maquinário em operação. Os motoristas devem ficar atentos também porque há uma escola no trecho, com movimentação de entrada e saída de estudantes do ensino fundamental.
A abertura deste trecho especifico da via faz parte do planejamento municipal para minimizar os impactos de um novo bloqueio na região.
Heitor Guimarães
Também para a execução de obras de pavimentação em concreto, desde a última segunda-feira (24/3), a Rua Major Heitor Guimarães teve a faixa da direita bloqueada parcialmente no trecho entre a Monsenhor Ivo Zanlorenzi e a Alameda Princesa Izabel. A previsão inicial é de que os trabalhos no trecho durem aproximadamente 30 dias. Posteriormente, outras intervenções serão realizadas na via, com avanço gradativo das obras.
O Lote 1 do Novo Inter 2 contempla intervenções em cinco bairros: Seminário, Campina do Siqueira, Vila Izabel, Portão e Santa Quitéria, nos quais serão requalificados mais de 14 km de ruas.