Duas estações de transporte público e a duplicação do viaduto da Avenida Victor Ferreira do Amaral vão integrar o futuro Complexo do Tarumã. As obras começam no fim de janeiro de 2023.
O município já seleciou, por edital de concorrência pública, a empresa que irá realizar a execução das obras, que incluem as estações Victor Ferreira do Amaral e Tarumã, que farão a integração com linhas de ônibus que circulam na região e com as que seguem sentido Pinhais e Piraquara, ampliando a oferta de transporte coletivo para usuários de Curitiba e Região Metropolitana.
Para acomodar a Estação Tarumã e a canaleta exclusiva para o transporte coletivo, o Viaduto do Tarumã será duplicado, garantindo cinco pistas com faixa de ônibus, vias marginais e de tráfego local em sentidos opostos, para acesso a moradias, indústrias, comércio e serviços na região.
Na parte inferior do viaduto, será instalada a Estação Victor do Amaral, permitindo a integração dos passageiros das linhas que percorrem a ligação entre Curitiba e Região Metropolitana, especialmente Pinhais e Piraquara.
Alças e revitalização
Fazem parte do edital, dos lotes denominados 2.1 e 2.2, as alças de acesso ao viaduto e as revitalizações das praças Cova da Iria e Mauro Ferreira. A empresa vencedora é responsável por obras de estrutura de concreto, terraplanagem, drenagem, pavimentação, iluminação pública, paisagismo, sinalização viária, adequação de redes lógica e de distribuição elétrica. A concorrência pública tem valor total de R$ 97 milhões e prazo estimado de execução de 540 dias.