Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Pós-tempestade

Prefeitura de Curitiba inicia de forma emergencial reconstrução de passarela danificada pela chuva

A Prefeitura de Curitiba iniciou a reconstrução da passarela de madeira localizada no bairro Xaxim. Curitiba, 05/02/2025. Foto: Hully Paiva/SECOM

A Prefeitura de Curitiba iniciou nesta quarta-feira (5/2), de forma emergencial, a reconstrução da passarela de madeira localizada no final da Rua Luiz Carlos de Oliveira, no bairro Xaxim. A estrutura foi danificada pelas fortes chuvas da última segunda-feira (3/2), quando o volume de precipitação atingiu 40,8 mm em apenas uma hora, segundo a Estação Meteorológica da Defesa Civil no Pinheirinho. Esse volume equivale ao esperado para oito dias, conforme os registros históricos do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar).

O excesso de chuva elevou rapidamente o nível da água do Rio Ribeirão dos Padilhas e com isso deslocou e comprometeu a passarela. O desabamento da estrutura afetou diretamente a rotina dos moradores, que a utilizam para se deslocarem entre os bairros Xaxim, Sítio Cercado e Pinheirinho. A passarela é muito usada pelas pessoas para acessarem a Praça Cícero Portes e a Unidade de Saúde Parigot de Souza.

A construção da nova passarela é coordenada pelo Departamento de Pontes e Drenagem da Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop). O diretor do Departamento, Paulo Lucca, ressaltou a eficiência das equipes.

“Estamos com uma força-tarefa nos bairros para recuperarmos o mais breve possível os estragos ocasionados pela tempestade dos últimos dias. A reconstrução rápida e segura da passarela está entre as prioridades”, afirma Lucca.

Como é feito

O trabalho para restabelecer o caminho dos moradores começou com a remoção da passarela danificada e a limpeza da área. Para esta quinta-feira (6/2), está programado o início da montagem do novo tablado e estruturas da passarela, que terá 30 metros de comprimento. A execução do serviço depende das condições climáticas.

O administrador regional do Boqueirão, Zeca Melo, destacou a importância da rápida resposta da Prefeitura. "Atender a comunidade no momento da emergência, ouvir a demanda, restabelecer a normalidade e garantir melhorias futuras, esse é nosso papel como administrador", afirmou Zeca.

Liderança comunitária no bairro, Alex Wenceslau elogiou o pronto atendimento. "Os funcionários da Regional estiveram aqui no dia da chuvarada, quando a ponte caiu, e rapidamente a Prefeitura começou a manutenção. É uma passarela essencial para nossa comunidade, pois dá acesso a escolas, ponto de ônibus, posto de saúde, praça e serve para os trabalhadores se deslocarem ao trabalho", contou Wenceslau

Central 156

A Prefeitura de Curitiba realiza manutenções constantes em pontes e passarelas por toda a cidade. Problemas em estruturas de concreto, metal ou madeira podem ser relatados pela população pelo telefone 156.