Começa nesta sexta-feira (31/5) a Semana Nacional do Meio Ambiente no Brasil. Em Curitiba, todo o mês de junho vai ser dedicado ao tema.
Entre as atividades promovidas pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente, há mutirões de limpeza e de recolhimento de lixo eletrônico e ações de sensibilização para a conservação da fauna.
No Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado na próxima quarta-feira (5/6), entra em funcionamento o sistema de geração de energia pelos painéis fotovoltaicos instalados no Palácio 29 de Março, sede da Prefeitura.
O sistema de eficiência energética, que prevê substituição das lâmpadas por LED, tem economia estimada em R$ 180 mil por ano e a redução em aproximadamente 50% do consumo. Os recursos vêm do Programa de Eficiência Energética da Copel Distribuição, regulamentado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
Fauna protegida
Na mesma data, o município lança uma campanha para adoção e guarda-responsável de animais e nova identidade da Rede de Proteção Animal.
Junho marca, ainda, um ano da assinatura do termo de cooperação da Prefeitura com a Universidade Federal do Paraná para as avaliações clínicas de cães e gatos. Mais de 5,5 mil animais receberam atendimento em todas as regionais durante esse período.
A sensibilização para preservação da fauna acontece também em visitas guiadas ao Museu de História Natural do Capão da Imbuia, de 4 a 8 de junho; e com a soltura de aves silvestres, em parceria com o Instituto Ambiental do Paraná (IAP). Já no Parque Náutico será instalada uma caixa de abelhas nativas do Jardins de Mel.
No Zoológico de Curitiba, o Dia do Meio Ambiente marca a mudança do casal de onças Apolo e Angélica para um novo recinto – com duas piscinas e um balanço – vizinho do leão Simba.
Sem lixo
Quem tem equipamentos eletroeletrônicos fora de funcionamento para descarte também vai poder aproveitar o mês do Meio Ambiente para garantir o destino correto dos materiais. As dez regionais da cidade terão ações de recebimento dos equipamentos e doação de mudas produzidas pelo Horto Municipal.
O recolhimento será feito por associações de catadores de materiais recicláveis ligados ao programa Ecocidadão da Prefeitura. Estão previstas, ainda, ações em parceria com o Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado do Paraná (Sescap-PR), no Parque Barigui, e com o Conselho Comunitário de Segurança do Centro Cívico de Curitiba (Conseg Centro Cívico), na Praça Nossa Senhora da Salete.