O prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, e a secretária municipal da Saúde, Tatiane Filipak, inauguraram, nesta sexta-feira (28/3), a nova sede do Ambulatório Encantar, especializado no atendimento de crianças e adolescentes com atraso no desenvolvimento e Transtorno do Espectro Autista (TEA). A entrega do novo espaço compõe a programação do aniversário de 332 anos de Curitiba e atende a um compromisso de campanha de ampliar a oferta de atendimento especializado para TEA.
“A missão que nós temos do plano de governo é ousada e nós vamos cumprir. Fico feliz de, em menos de 90 dias, estar entregando esse compromisso assumido no período eleitoral e que já é realidade, num local estratégico, no centro da cidade, muito bem estruturado e já atendendo nossas crianças e suas famílias”, disse o prefeito Eduardo Pimentel.
O Ambulatório Encantar realiza atividades individuais e coletivas, através da metodologia de atendimento mediado pelos pais. Durante o período de permanência da criança no ambulatório, serão oferecidas ações intersetoriais e atividades para as famílias, como oficinas de geração de renda e bem estar, pensando na saúde mental do cuidador.
Localizado no centro de Curitiba, a nova sede mais do que triplica o espaço de atendimento para as terapias oferecidas. São 2,7 mil metros quadrados, enquanto a sede anterior tinha 758,7 m2 de área total.
A nova sede funciona no prédio construído para ser a tradicional livraria Chaim, onde seu fundador, Aramis Chaim atendeu a estudantes, intelectuais e amantes de boa literatura. O proprietário do prédio participou da inauguração.
“Este é um prédio santo construído para ser uma livraria. Espero que vocês sejam os anjos dessa atividade que será desenvolvida aqui”, disse o livreiro Chaim, que aos 82 anos continua trabalhando com a venda de livros ao lado da nova sede do Encantar. “Parabéns, prefeito, por sua equipe e por cuidar tão bem de Curitiba” declarou.
A mudança de espaço físico favorece a acessibilidade e conforto durante a permanência das crianças e adolescentes no ambulatório, além de permitir a ampliação da equipe profissional (em implantação) para as terapias disponíveis.
“É muito importante um espaço como este que vem atender a uma demanda que só cresce. São as demandas de alterações do desenvolvimento e não apenas o Transtorno do Espectro Autista, como também crianças com TDH e outras alterações neurodivergentes”, explicou Tatiane Filipak.
Sala de estimulação sensorial
A secretária revelou que também está instalada no Ambulatório Encantar uma sala de estimulação sensorial, com equipamentos doados pelo Instituto Adimax, que é parceiro da prefeitura de Curitiba e já fez várias doações à cidade. Esse espaço será utilizado nas terapias oferecidas no Encantar com o objetivo de ampliar a capacidade funcional das crianças e adolescentes em suas atividades cotidianas.
Atualmente, o Encantar atua com 43 servidores, entre equipe multiprofissional, de apoio e administrativo. A equipe multiprofissional é composta por especialistas nas áreas da fonoaudiologia, psicologia, fisioterapia, terapia ocupacional, assistência social, enfermagem, medicina da família, pediatria e neuropediatria.
Com os novos auditórios e salas de aulas serão oferecidas ações de formação, tanto para as questões que envolvem o TEA, quanto da saúde mental infantojuvenil como um todo. Outra novidade será um ambulatório para o atendimento das crianças com TDAH e um ambulatório para estimulação precoce.
Áreas de atuação
O Ambulatório Encantar é um equipamento pensado para o cuidado especializado da criança e adolescente do munícipio de Curitiba, sendo referência para os seguintes atendimentos: Transtorno do Espectro Autista (TEA) (até 18 anos); ambulatório de Psicologia Infantil; Escuta Especializada; análise de pedidos de Isenção de Tributos e Tarifária; espaço de formação de profissionais através da oferta de campo de estágio e residência.
Presenças
Participaram do evento de inauguração representantes do Conselho Municipal de Saúde, liderados pela conselheira Malu Gomes; a secretária Municipal de Desenvolvimento Humano, Amália Tortato; a presidente do Imap, Beatriz Battistella; o presidente da Fundação de Ação Social (FAS), Renan de Oliveira; o presidente da Cohab, André Baú; a administradora da Regional Matriz, Ariane Assis. Pela Secretaria da Saúde o superintendente Executivo, Juliano Gevaerd; a superintendente de Gestão em Saúde, Jane Sescatto; Diretora de Atenção Especializada; Viviane Gubert; a supervisora do Distrito Sanitário Matriz, Cristiane Rasera; a coordenadora de Saúde Mental, Luciana Sydor; a autoridade Sanitária do Encantar, Eduardo Cassanho de Oliveira.
Também estiveram presentes a deputada estadual Márcia Huçulak, os vereadores Pier Petruzziello; Lórens; Renan Ceschin; Rafaela Lupion; Meri Martins, Marcos Vieira; e as representantes do Instituto Adimax, Karina Melotto e Jessica Alexandre.