O prefeito Eduardo Pimentel assinou na manhã desta sexta-feira (14/2) a ordem de serviço que autoriza o início dos trabalhos de modernização da iluminação pública em 52 ruas da região central de Curitiba. A cerimônia aconteceu no gabinete do prefeito no Paço da Liberdade, na Praça Generoso Marques, espaço cedido pela Fecomercio, que administra o local, para o prefeito discutir as questões referente ao Plano de Redesenvolvimento da Região Central de Curitiba. A assinatura do documento foi o primeiro despacho de Eduardo no gabinete.
VEJA AQUI quais ruas da região central receberão nova iluminação
“Onde tem luz tem segurança. Como me comprometi ao lançar a Comissão de Redesenvolvimento do Centro, no início deste mês, tenho a honra de estar na Sala Cândido de Abreu, usado como gabinete por importantes prefeitos que já administraram Curitiba, para autorizar o início da modernização da iluminação em 52 ruas da região central”, disse o prefeito Eduardo Pimentel.
Com a assinatura do documento, a Engie Soluções, responsável pela concessão da iluminação pública da cidade, dará início, na segunda-feira (17/2) à noite, à execução de obras e serviços na rede em bairros da região central. A medida tem como objetivo melhorar a segurança pública e proporcionar conforto à população, com a substituição de aproximadamente 1.700 luminárias convencionais por modelos de LED, mais eficientes e econômicos.
No Centro de Curitiba, prefeito Eduardo Pimentel e empresários iniciam reforma do Cine Lido
Ruas contempladas na primeira fase
Nesta etapa da modernização da iluminação na área central, os trabalhos vão acontecer até maio e incluem a Alameda Cabral (São Francisco), as ruas Cândido de Leão, Coronel Menna Barreto Monclaro, Héráclides Cezar de Araújo, Padre Antônio e Alameda Princesa Izabel (Centro), além da Praça José Borges de Macedo (Centro), entre a praça Tiradentes e a Rua Moreira Garcez.
Redesenvolvimento do Centro
A modernização da iluminação pública é uma das ações de curto prazo do Plano de Redesenvolvimento da Região Central de Curitiba, que também envolve medidas para a segurança e o combate ao crime, o fortalecimento do comércio, da gastronomia e do turismo e o atendimento à população em situação de rua. O objetivo é criar uma região mais segura, com uma vida urbana vibrante tanto de dia quanto à noite.
Luiz Fernando Jamur, secretário municipal de Obras Públicas, destacou a importância da ação para a segurança e bem-estar da população. “Com a modernização da iluminação, estamos promovendo mais segurança e eficiência no Centro de Curitiba, que se torna cada vez mais acolhedor para moradores e visitantes", afirmou.
De acordo com Jamur, a modernização da iluminação tem neste momento uma ação concentrada no Centro, mas se estenderá, em próxima etapas, por toda a cidade garantindo qualidade e redução de consumo.
Luiz Fernando Jamur, secretário municipal de Obras Públicas.
“Na região central, a nova iluminação se somará a outras ações da Secretaria de Obras Públicas, como novas calçadas, recuperação de ruas, reurbanização de áreas, para que as pessoas tenham mais vontade e segurança de vir ao Centro”, completou.
Paralelamente, continuam as obras do programa de iluminação cênica em monumentos e edificações históricas da cidade. Nesta semana, ganharam novos sistemas com iluminações artísticas o Solar da Cultura e a Casa Hoffmann, ambas edificações seculares do bairro São Francisco.
Apoio da população
Eduardo Pimentel conversou com comerciantes e ouviu a população que passava pela Praça Generoso Marques nesta sexta. A auxiliar de cabelereiro Clarisse Ferreira de Azevedo, moradora do Bairro Alto, contou ao prefeito que já percebe uma nova atmosfera no Centro.
“Já tem um outro clima, a pessoas estão com muita esperança e otimismo porque já percebem que começou mesmo um bom trabalho. Eduardo, você começou com o pé direito, cuidando da nossa joia que é o Centro”, disse Clarisse.
Presenças
Acompanharam a assinatura da ordem de serviço, o diretor do departamento de Iluminação Pública da Smop, Tony Malheiros, o gerente de contratos da PPP Curitiba da Engie, Pedro Pinto, o secretário do Governo Municipal, Marcelo Fachinello, a assessora do gabinete do prefeito Tatiana Turra, o chefe de gabinete, Ricardo Andreazza Cavalcanti, a administradora da Regional Matriz, Ariane Assis, o comandante da Guarda Municipal de Curitiba, inspetor Carlos Celso dos Santos Júnior, e o superintendente da Secretaria Municipal da Comunicação Social, Gabriel Lopes Assunção.
Economia de energia
O processo de modernização da iluminação pública de Curitiba já atingiu 79% da cidade, com 130 mil pontos iluminados por LED, garantindo uma economia de energia superior a 50% e um fluxo luminoso mais eficiente nas vias públicas.
A Engie é responsável pelos processos de modernização, eficientização, expansão, operação e manutenção da infraestrutura da rede municipal de iluminação pública da capital. O acompanhamento e a fiscalização do serviço são realizados pelo poder público municipal, através da Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop).
Comissão de Redesenvolvimento da Região Central
No último dia 6 de fevereiro, o prefeito Eduardo Pimentel assinou o decreto nº 596, criando a Comissão de Redesenvolvimento da Região Central de Curitiba. A comissão tem o objetivo de discutir e propor melhorias urbanísticas e sociais, coordenada pela Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico e Inovação (SMDEI), e contará com a participação de diversos órgãos públicos e entidades da sociedade civil.
Âncora
Clique sobre os bairros para ver mais
- Rua XV de Novembro
- Rua Marechal Deodoro
- Praça José Borges de Macedo
- Rua Cândido de Leão
- Rua Coronel Menna Barreto Monclaro
- Rua Padre Antonio
- Alameda Princesa Izabel
- Rua Barão do Rio Branco
- Rua Cândido Lopes
- Rua da Paz
- Rua Desembargador Ermelino de Leão
- Rua Desembargador Motta
- Rua do Rosário
- Rua Lamenha Lins
- Rua Lourenço Pinto
- Rua Monsenhor Celso
- Rua Nunes Machado
- Rua Prefeito João Moreira Garcez
- Rua Saldanha da Gama
- Rua Voluntários da Pátria
- Travessa Frei Caneca
- Travessa Itararé
- Travessa Jesuíno Marcondes
- Travessa Monteiro Lobato
- Praça Senador Correia
- Rua André de Barros
- Rua Benjamin Constant
- Rua Comendador Macedo
- Rua Conselheiro Laurindo
- Rua Francisco Torres
- Rua João Negrão
- Rua José Loureiro
- Rua Nilo Cairo
- Rua Pedro Ivo
- Rua Visconde do Rio Branco
- Rua Barão do Serro Azul
- Rua Heraclides Cezar de Araújo
- Rua Álvaro Ramos
- Rua Coronel Agostinho Macedo
- Rua Doutor Roberto Barrozo
- Rua Euclides Bandeira
- Rua Ivo Leão
- Rua Jornalista Nacim Bacilla Neto
- Rua José Saboia Cortes
- Rua Marechal Hermes
- Travessa João Bonn
- Alameda Doutor Carlos de Carvalho
- Alameda Augusto Stellfeld
- Travessa Nestor de Castro
- Alameda Cabral
- Rua Desembargador Clotário Portugal
- Rua Paula Gomes
- Rua Ébano Pereira