Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Promessa cumprida

Prefeito Eduardo Pimentel autoriza a realização de concurso público em 2025. O primeiro será para guardas municipais

Prefeito Eduardo Pimentel com o secretário de Defesa Social e Trânsito, Rafael Vianna, demais secretários e vereadores, anuncia a realização do primeiro concurso público da sua gestão, para a carreira de guarda municipal. Curitiba, 09/04/2025. Foto: Pedro Ribas/SECOM

O prefeito Eduardo Pimentel autorizou, nesta quarta-feira (9/4), a realização de concurso público da Prefeitura de Curitiba para a carreira de guarda municipal. Com a formalização, a Secretaria Municipal de Gestão de Pessoal (SMGP) dará início aos procedimentos para a definição da instituição que será contratada pelo Município para a realização do concurso com 100 vagas e validade de dois anos.

O prefeito Eduardo Pimentel acentuou que o anúncio do primeiro concurso é também um compromisso assumido durante o período eleitoral e realizado dentro dos primeiros 100 dias do seu mandato. Em entrevista aos jornalistas, disse que o concurso para 100 guardas será apenas o primeiro e que há o compromisso de chegar a até 400 profissionais.

“Esta é uma entrega importante. A população pede por segurança. E esta é uma das prioridades da gestão. Há também o compromisso com outras categorias para a reposição de funcionários, com muita responsabilidade fiscal e financeira”, enfatizou pouco antes da solenidade realizada na sede da SMGP, no bairro São Francisco. 

As secretarias de Gestão de Pessoal e a de Defesa Social e Trânsito (SMDT) já vinham discutindo internamente aspectos técnicos que deverão ser observados.

“Para nós, hoje é um dia importante. Este será o primeiro procedimento dentre vários outros. Queremos garantir o fluxo necessário de servidores para realizarmos os programas da nossa cidade”, afirmou a secretária de Gestão de Pessoal, Daniele Regina dos Santos, que estendeu um agradecimento à Secretaria de Planejamento, Finanças e Orçamento e à Procuradoria-Geral do Município.

O secretário de Defesa Social e Trânsito, Rafael Ferreira Vianna, declarou que há muita gente já se preparando para o concurso da Prefeitura de Curitiba. “Vai ser concorrido o concurso da Guarda. O Centro de Formação estará preparado para receber os aprovados e treiná-los adequadamente”, disse.

O concurso público para a Guarda Municipal é um dos mais complexos da administração pública, pois tem mais fases. Os aprovados passam por um curso de formação, antes de começar a exercer as atividades nas ruas da cidade.

O Curso de Formação da Guarda Municipal tem duração de cerca de 100 dias úteis e carga horária total de 943 horas/aula. Dividido em quatro módulos, aborda: Fundamentos Jurídicos; Legislação Especial; Procedimentos Operacionais; Técnicas de armamento. Os participantes também passam por estágio supervisionado com duração total de 60 horas.

Embora tenha validade de dois anos, o concurso poderá ser prorrogado por mais dois anos.

Presenças

Participaram da assinatura da autorização do concurso o secretário do Governo Municipal, Marcelo Fachinello, a subprocuradora-geral do Município, Rosa Maria Alves Pedroso, o presidente da Fundação de Ação Social, Renan de Oliveira Rodrigues, a presidente do Instituto de Previdência dos Servidores de Curitiba (IPMC), Jocelaine Moraes de Souza, e a secretária da Mulher e Igualdade Étnico-Racial, Marli Teixeira Leite.

Também estavam na cerimônia a superintendente de Gestão de Pessoal, Silvia Amélia Jarenco Cherubin, o superintendente da Guarda Municipal, Carlos Celso dos Santos Júnior, os administradores regionais Agostinho Creplive Filho (Cajuru), Rudimar Fedrigo (CIC), o presidente da Câmara Municipal de Curitiba, Tico Kuzma, os vereadores Serginho do Posto, Sargento Tânia Guerreiro, Bruno Rossi, Guilherme Kilter, servidores municipais e gestores da SMGP.