Um novo convênio entre a Prefeitura de Curitiba e o Governo do Paraná vai transformar a Praça Bento Munhoz da Rocha Neto, na Avenida Presidente Kennedy (Guaíra), em um amplo espaço para a prática de atividades físicas e o bem-estar social. O convênio de R$ 2,3 milhões foi assinado na tarde desta segunda-feira (17/6) pelo prefeito Rafael Greca e o governador Carlos Massa Ratinho Júnior, em cerimônia realizada no Palácio 29 de Março, sede da Prefeitura.
A praça, onde hoje já existe a Unidade de Saúde Vila Guaíra e o Centro de Referência em Esporte e Atividade Física (Creaf) (destinado ao treinamento de atletas e entidades apoiadas pelo Programa Municipal de Incentivo ao Esporte), terá renovação e construção de canchas esportivas, implantação de um inédito box público de cross training – o primeiro do gênero no Sul do País – parquinhos e áreas de convivência.
“As melhorias da Praça Bento Munhoz da Rocha vão promover a prática esportiva e a qualidade de vida dos nossos cidadãos. Isto mostra que Curitiba mereceu receber o título de cidade mais igualitária, acolhedora e sustentável do Brasil”, destacou o prefeito Rafael Greca.
Hoje é um dia de conquistas significativas para a capital do nosso estado. De liberação de recursos para zerar a malha de saibro das ruas regularizadas da cidade, de universalizar o saneamento básico e garantir o tratamento de 100% do esgoto, mas também de assegurar recursos para a reforma de uma importante praça que vai servir ao lazer, ao desenvolvimento do esporte e à convivência das famílias", disse o governador.
O vice-prefeito Eduardo Pimentel destacou a relevância da parceria. “Vamos requalificar o espaço, equipá-lo para que as pessoas possam cuidar da saúde, desenvolver habilidades e se divertir em família, além de toda a valorização que a região vai receber, com um importante espaço como esse”, disse Pimentel.
Como vai ficar
Um dos principais pontos do projeto na praça, que fica na Avenida Presidente Kennedy, entre as ruas São Paulo e Rio de Janeiro, é a reforma da cancha de vôlei em concreto, que receberá um novo piso sobre a base existente e a implantação de um alambrado de cinco metros de altura, cobrindo uma extensão de 43,40 metros. A nova estrutura também vai receber as condições necessárias para partidas de tênis e pickleball.
A nova Praça Bento Munhoz da Rocha vai receber o primeiro box público de cross training do Sul do país. O cross training é um programa de treinamento de força e condicionamento físico global que nasce de movimentos funcionais, feitos em alta intensidade. O novo espaço vai contar com equipamentos de ponta e professores especializados, tudo de graça.
Outra importante intervenção será a construção de uma cancha de grama sintética com dimensões oficiais. A estrutura incluirá um sistema de drenagem para garantir a durabilidade e a qualidade do campo, além da substituição das traves e demarcação das linhas de jogo.
A cancha de vôlei de areia e beach tennis será revitalizada, recebendo um novo piso de areia e um alambrado. Bancos de concreto serão instalados ao redor das áreas esportivas para proporcionar mais conforto aos espectadores.
O parquinho existente também passará por uma transformação completa. Os brinquedos antigos serão substituídos por novos e modernos equipamentos e o piso de areia será renovado. Adicionalmente, será implantado um parquinho inclusivo com piso emborrachado colorido, promovendo a acessibilidade e a inclusão de todas as crianças.
Carlos Pijak Junior, secretário municipal do Esporte, Lazer e Juventude de Curitiba, enfatizou a importância deste projeto para a comunidade.
“Curitiba já é conhecida como a capital do esporte e este projeto de revitalização, em parceria com o Governo do Paraná, é um grande avanço para a promoção do esporte, do lazer e do bem-estar em nossa cidade. Acreditamos que, com estas melhorias, poderemos incentivar ainda mais a prática esportiva e o convívio social, tornando Curitiba um exemplo de qualidade de vida”, disse Pijak.
Presenças
Participaram da cerimônia os deputados estaduais Alexandre Curi, Márcia Huçulak, Cantora Mara Lima, Tito Barichello, Alexandre Amaro, Nelson Justus, Matheus Vermelho e Luiz Cláudio Romanelli; o deputado federal Pedro Lupion; os secretários estaduais das Cidades, Camila Mileke Scucato, e de Trabalho, Qualificação e Renda, Mauro Moraes; e o diretor-presidente da Sanepar, Wilson Bley Lipski.
Da Prefeitura estavam os secretários municipais do Governo e presidente do Ippuc, Luiz Fernando Jamur, do Desenvolvimento da Região Metropolitana de Curitiba, Leverci Silveira Filho, de Planejamento, Finanças e Orçamento, Cristiano Hotz, da Comunicação Social, Cinthia Genguini, de Segurança Alimentar e Nutricional, Luiz Gusi, do Esporte, Lazer e Juventude, Carlos Pijak Junior, da Saúde, Beatriz Batistella, de Defesa Social e Trânsito, Péricles de Matos, e do Meio Ambiente, Ibson Gabriel Martins de Campos; a procuradora-geral do Município, Vanessa Volpi; o controlador-geral do Município, Daniel Falcão; os presidentes da Fundação Cultural de Curitiba, Ana Cristina de Castro, do Instituto Municipal de Turismo, Tatiana Turra, da Fundação de Ação Social (FAS), Maria Alice Erthal, da Cohab Curitiba, José Lupion Neto, do Instituto Curitiba de Saúde (ICS), Tiago Waterkemper, da CuritibaPrev, José Luiz Costa Taborda Rauen, e do Instituto Municipal de Administração Pública (Imap), Alexandre Matschinske; a superintendente de Trânsito de Curitiba, Rosangela Maria Battistella; o assessor de Articulação Política da Prefeitura de Curitiba, Lucas Navarro; o assessor de Relações Internacionais, Rodolpho Zannin Feijó; e os administradores das regionais CIC, Fazendinha/Portão, Pinheirinho, Matriz, Boa Vista e Santa Felicidade.
Também compareceram os vereadores Marcelo Fachinello (presidente da Câmara Municipal), Tico Kuzma, Pastor Marciano Alves, Pier Petruzziello, João da 5 Irmãos, Leonidas Dias, Mauro Bobato, Mauro Ignácio, Sidnei Toaldo, Serginho do Posto, Beto Moraes, Bruno Pessuti e Jornalista Márcio Barros.
Ainda esteve presente a secretária emérita municipal do Meio Ambiente, Marilza do Carmo Oliveira Dias.