A Rua Irene Rosseto, no Conjunto Lambari, no bairro Campo do Santana, está recebendo obras do programa Asfalto no Saibro, da Prefeitura de Curitiba. Distante 23 km do Centro da cidade, a rua, antes de pavimento primário, está ganhando asfalto e sistema completo de drenagem, com implantação de galerias de águas pluviais, bocas de lobo e meio-fio. Na tarde desta terça-feira (20/2) os serviços foram fiscalizados pelo prefeito Rafael Greca.
As melhorias acontecem ao longo de 226 metros entre as ruas Maria Caetana Correa, que também está sendo contemplada pelo programa, e a Loli Cardoso Rodrigues e correspondem à etapa final para zerar a malha de saibro do conjunto. As duas últimas ruas sem infraestrutura - Rafael Mickosz Dallegrave e General Luiz Carlos Pereira Tourinho – estão com as obras em processo de licitação.
Recebido pelos moradores, Greca destacou a relevância do programa que leva asfalto às ruas de pavimento primário, além de infraestrutura de drenagem com a implantação de galerias de águas pluviais, bocas de lobo e meio-fio.
“Estamos aqui, no fim do Tatuquara, quase no Caximba, com obras importantes. Além de asfalto e drenagem, preparamos o caminho para as calçadas ou gramados das famílias e colocamos iluminação”, disse Greca.
O secretário municipal de Obras Públicas, Rodrigo Araújo Rodrigues, destacou como as obras são fundamentais para o desenvolvimento a região. Pelas vias que recebem o novo pavimento circula a linha Rio Bonito do transporte coletivo. “A área do conjunto habitacional Lambari é mais uma região do Tatuquara onde conseguimos completar com asfalto a malha viária, livrando os moradores da poeira, dos buracos e da lama e assegurando melhor qualidade de vida com obra de drenagem”, disse Rodrigues.
Ritmo avançado
Para os moradores a movimentação dos trabalhos, iniciados em 15 e janeiro e com previsão de término em aproximadamente duas semanas, são motivo de comemoração.
“Mas veja que lindeza o bairro está ficando. Animamos até para fazer calçada em frente de casa, fica valorizado, bonito, sem a sujeirada que a poeira e a lama causavam”, contou a dona de casa Ana Fátima Abi.
Ver o saibro da Rua Irene Roseto dar lugar ao asfalto é motivo de dupla comemoração para Anair Gomes de Ramos, moradora do bairro e presidente da Associação de Moradores do Conjunto Lambari. A Rua General Luiz Carlos Pereira Tourinho, onde ela mora, é a próxima a ser beneficiada pelo programa na região.
“Acabar com o barro é dar fim num problema que a gente já enfrentou muito por aqui, mas que agora está desaparecendo. E logo vai desaparecer na minha rua também”, disse Anair.
Asfalto no Saibro
Desde a sua implantação em 2018, o programa Asfalto no Saibro assegurou à cidade mais de 135 km de obras já concluídas.
Há dezenas de frentes de obras em andamento pelos bairros da cidade. Somente no bairro Campo de Santana foram executadas 59 obras, com um total de 16.051 metros de asfalto. Na Regional Tatuquara são 132 obras realizadas e 31.078 metros de asfalto finalizados. Há outras quatro ações em andamento e duas programadas.
Acompanharam a vistoria técnica à obra o administrador da Regional Tatuquara, Marcelo Ferraz, e os vereadores Mauro Bobato e Beto Moraes.