O prefeito eleito de Curitiba, Eduardo Pimentel, assinou os termos e compromissos de posse dos integrantes de sua equipe, nesta quarta-feira (1/1), no Memorial de Curitiba, durante a cerimônia de transmissão do cargo que passou do prefeito Rafael Greca, eleito para três mandatos, em 1992, em 2016 e reeleito em 2020, ao prefeito Eduardo Pimentel, que foi vice-prefeito de Curitiba de 2017 a 2024.
“Trago comigo uma nova geração de gestores para os mais altos postos da administração de Curitiba. São mulheres e homens que chegam para servir a cidade e a população”, disse Eduardo Pimentel, ao agradecer a cada um dos que aceitaram o desafio de participar da administração municipal. Pimentel ressaltou a responsabilidade do grupo.
“Para a equipe que assume comigo hoje, dou a recomendação expressa de austeridade, seriedade e zelo no trato dos recursos municipais, que resultam dos impostos pagos pelos curitibanos. Recomendo também atenção plena e absoluta na execução eficaz do plano de metas da nossa gestão e recomendo, de maneira especial, permanente diálogo, dedicação humana e máximo cuidado com a nossa população”, enfatizou o prefeito.
“Quanto maior a necessidade do cidadão ou cidadã, mais presentes estaremos no seu cotidiano”, completou.
Ao falar sobre a importância da presença dos gestores, o prefeito Eduardo Pimentel destacou o valor dos servidores municipais. “Meu reconhecimento pessoal a cada servidor público da Prefeitura de Curitiba. É graças à competência e à dedicação dos nossos servidores que as ideias contidas no plano de governo podem se transformar em obras e ações”, disse.
A formalização dos integrantes da gestão Pimentel (2025-2028) reuniu na Praça do Iguaçu, dentro do Memorial de Curitiba, no Largo da Ordem, Centro, vereadores, autoridades civis, consulares, religiosas, servidores, lideranças comunitárias e a população em geral.
Secretariado
O primeiro a ter assinado seu termo de posse pelo prefeito Eduardo Pimentel foi o vice-prefeito Paulo Martins, que será secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação (SMDEI).
Assinaram o compromisso de posse os seguintes secretários: Marcelo Fachinello, secretário do Governo Municipal (SGM); Ricardo Andreazza, chefe do gabinete do prefeito; Vanessa Volpi, procuradora-Geral do Município (PGM); Vitor Puppi, secretário municipal de Planejamento, Finanças e Orçamento (SMF); Marc Sousa, secretário municipal da Comunicação Social (SMCS); Jean Pierre Geremias de Jesus Neto, secretário municipal da Educação (SME); Marilza Dias, secretária municipal do Meio Ambiente (SMMA); Luiz Fernando Jamur, secretário municipal de Obras Públicas (SMOP); Tatiane Filipak, secretária municipal da Saúde (SMS); Leverci Silveira Filho, secretário municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (SMSAN); Rafael Ferreira Viana, secretário municipal de Defesa Social e Trânsito (SMDT); Euler de Freitas Silva Júnior, secretário municipal do Esporte, Lazer e Juventude (SMELJ); Almir Bonatto, secretário municipal do Urbanismo (SMU); Elisandro Pires Frigo, secretário municipal de Administração e Tecnologia da Informação (SMATI); e Bruno Pandini, controlador Geral do Município.
Assinaram ainda o termo de posse Thiago Bonagura, secretário municipal extraordinário para o Desenvolvimento da Região Metropolitana (SEDRMC); Daniele Regina dos Santos, secretária municipal de Gestão de Pessoal (SMGP); Marli Teixeira Leite, secretária municipal da Mulher e da Igualdade Étnico-Racial (SMIR); Ana Zornig Jayme, presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc); José Luiz Velloso, presidente do Instituto Municipal de Turismo – Curitiba Turismo; Marino Galvão Júnior, presidente da Fundação Cultural de Curitiba (FCC); Renan de Oliveira Rodrigues, presidente da Fundação de Ação Social (FAS).
O compromisso de posse foi assinado também por Maria Amália Barros Tortato, secretária municipal de Desenvolvimento Humano (SMDH); André Bau, presidente da Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab); Ogeny Pedro Maia Neto, presidente da Urbanização de Curitiba S/A (Urbs); José Lupion Neto, presidente da Companhia de Desenvolvimento de Curitiba (Curitiba S/A); Dario Luiz Dias Paixão, presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação; Marina Bueno, presidente do Instituto Curitiba de Saúde (ICS), o plano de saúde dos servidores municipais.
Foi dada posse à presidente do Instituto Municipal de Administração Pública (IMAP), Beatriz Battistella Nadas; ao superintendente da Guarda Municipal de Curitiba, Carlos Celso dos Santos Júnior; e aos dez administradores regionais: Veridiana Maranho (Bairro Novo); Reinaldo Boaron, o Bracatinga (Boa Vista); José Antonio de Melo Filho (Boqueirão); Agostinho Crepvile Filho (Cajuru); Rudimar Fedrigo (CIC); Rodrigo Reis (Fazendinha-Portão); Ariane Regis Silva (Matriz); Janaina Lopes Gehr (Pinheirinho); José Dirceu de Matos Filho (Santa Felicidade); Marcelo Ferraz Cesar (Tatuquara).
Presenças
Participaram da cerimônia o governador do Estado do Paraná (mandato 1966-1971), Paulo Pimentel, o presidente eleito da Assembleia Legislativa do Paraná, deputado Alexandre Curi; a primeira-dama do Município, Paula Mocellin Slaviero; a esposa do vice-prefeito de Curitiba, Paulo Eduardo Martins, Larizza Gaglionone Martins; o arcebispo metropolitano de Curitiba, Dom José Antônio Peruzzo; e o pastor Marciano Ortêncio, que representou a comunidade evangélica de Curitiba.
O vereador mais votado de Curitiba, Jasson Goulart, representou a Câmara Municipal de Curitiba.