A Feira Gastronômica da Praça da Ucrânia, no Bigorrilho, ganhou toques especiais nesta sexta-feira (24/1) com a presença do piano de cauda itinerante, que vem encantando a cidade durante a 42ª Oficina de Música de Curitiba. O piano itinerante seguirá até o próximo domingo (2/2), à disposição das pessoas e em alguns momentos do dia recebe pianistas profissionais para pequenos consertos.
Fim de semana musical tem grandes shows e programação gratuita para diversos os gostos e idades
Do forró à música clássica, shows tomam conta dos parques de Curitiba nos próximos fins de semana
Urbs reforça linhas de ônibus para população aproveitar Oficina de Música nos parques
O público se emocionou com as apresentações espontâneas, como a do jovem Alisson Tezolin, de 18 anos, bolsista de um projeto de educação musical. Alisson surpreendeu as pessoas ao interpretar trechos de obras clássicas de Chopin e Beethoven. 'Achei sensacional essa iniciativa da Prefeitura. Ela faz com que mais pessoas se interessem por música', disse o jovem, que tem acompanhado o piano por diversos pontos da cidade.
Neste sábado (25/1), Alisson levará sua paixão ao Mercado Municipal do Capão Raso, onde o piano fará uma nova parada. A iniciativa também tem surpreendido quem está de passagem, como a terapeuta ocupacional Rita Schwarten, que mora na Suíça há 30 anos e está visitando sua família em Curitiba. 'Fiquei encantada ao encontrar o piano na feira. É uma ideia maravilhosa da Prefeitura que precisa ser multiplicada', elogiou Rita.
O piano de cauda, que pela primeira vez em mais de 40 anos saiu do Teatro do Paiol, já passou por locais como o Calçadão da Rua XV de Novembro e os terminais Santa Cândida e Santa Felicidade. Segundo Alexandre Lopes, responsável pela segurança do instrumento, não houve pausas enquanto o piano estava disponível para as pessoas. 'Vi uma senhora de 95 anos se emocionar ao tocar, assim como pessoas que vieram da Região Metropolitana só para ter a oportunidade de tocar um instrumento profissional. Tem sido emocionante acompanhar esse projeto', afirmou.
A Prefeitura de Curitiba, por meio da 42ª Oficina de Música, tem transformado os espaços públicos em palcos democráticos de cultura e lazer. Do terminal de ônibus à feira livre, de manhã à noite, o piano itinerante tem sido um convite para ouvir ou mesmo tocar o instrumento. E não é qualquer piano. Esse instrumento já foi dedilhado por mestres da música popular e erudita como Arthur Moreira Lima, Nelson Freire e Egberto Gismonti, e agora está ao alcance de curitibanos e turistas.
Confira a programação do Piano Itinerante
25 de janeiro (sábado)
Mercado Municipal Capão Raso
12h30 - Pianista Mabi Piccolo
17h30 - Pianista Vera Di Domenico
26 de janeiro (domingo)
Praça 29 de Março
11h - Pianista Bernardo Manita
Praça dos Menonitas
15h30 - Pianista Márcio Vieira
27 de janeiro (segunda-feira)
Terminal Boqueirão
7h - Pianista Jessé Souza
18h - Pianista Pauline Goltz
28 de janeiro (terça-feira)
Hospital do Idoso
10h - Pianista Pauline Goltz
15h - Pianista Jessé Souza
29 de janeiro (quarta-feira)
Terminal Pinheirinho
7h - Pianista Netto Martins
18h - Pianista Jessé Souza
30 de janeiro (quinta-feira)
Rua 24 Horas
12h - Pianista Pauline Goltz
18h30 - Pianista André Alves
31 de janeiro (sexta-feira)
Terminal Campo Comprido
7h - Pianista André Schmidt
18h - Pianista Pauline Goltz
1º de fevereiro (sábado)
Feira do Juvevê - Alberto Bolliger
11h - Pianista Bernardo Manita
Parque Tanguá
17h30 - Pianista André Alves
2 de fevereiro (domingo)
Museu Oscar Niemeyer
15h - Pianista Sérgio Justen
16h30 - Pianista Bernardo Manita