O Parque das Pedreiras, um dos espaços culturais e turísticos mais emblemáticos de Curitiba, está passando por uma transformação significativa. Nesta quinta-feira (15/1), o prefeito Eduardo Pimentel visitou as obras do complexo que abriga a Pedreira Paulo Leminski e a Ópera de Arame, que foi, em 2021, rebatizado como Parque Jaime Lerner, em homenagem ao urbanista, ex-prefeito de Curitiba e ex-governador do estado.
“Esse projeto é um exemplo de como a parceria público-privada pode dar certo. Será um excelente espaço para os turistas, mas também para o lazer das famílias curitibanas, para curtir música e gastronomia em um espaço sustentável, em meio à natureza”, destacou Eduardo Pimentel.
Com mais de 100 mil metros quadrados de área preservada no bairro Abranches, o parque está ganhando uma série de melhorias e novas estruturas que prometem atrair ainda mais visitantes. Entre as novidades está o Mirante da Ópera, que oferecerá um bistrô; a Rua da Música, onde restaurantes e espaços temáticos proporcionarão uma combinação de lazer e cultura com uma programação de apresentações musicais; além do Espaço Paulo Leminski, com acervo permanente dedicado ao poeta curitibano.
A revitalização inclui a criação de novos palcos para apresentações de música instrumental, inspirados no sucesso do Vale da Música, que ocorre no lago da Ópera de Arame. A Pedreira Paulo Leminski, por sua vez, contará com melhorias na infraestrutura da arena de shows, reforçando sua posição como palco de grandes espetáculos nacionais e internacionais.
A lendária rádio Estação Primeira ressurge agora em formato digital. O espaço também agora conta com o Estúdio Geração Pedreira, um local para gravação de bandas, em um projeto que une lazer, arte e tecnologia em um único local.
No futuro, o parque ganhará outras atrações, como o Memorial da Sustentabilidade, que narrará a trajetória de Curitiba como referência em inovação ambiental e o Museu da Música, que apresentará a história da música mundial com exposições interativas e instrumentos de várias culturas.
As obras, conduzidas pela concessionária DC Set Group com o apoio da Prefeitura de Curitiba, refletem o compromisso de oferecer um espaço que valorize tanto a identidade cultural da cidade quanto o lazer das famílias. "Para além dos históricos shows, ao assumirmos a gestão do espaço, elaboramos um grande projeto que está transformando o complexo em algo ainda maior. Ou seja, caminhamos para a implantação do primeiro Parque da Música do Brasil e um dos principais do mundo”, ressaltou Helio Pimentel, CEO do Parque Jaime Lerner e sócio da DC Set.
Participaram da visita a assessora especial da Prefeitura, Tatiana Turra; o chefe de gabinete do prefeito, Ricardo Andreazza, e a superintendente do Parque Jaime Lerner, Gabriella Leão.