O Parque Barigui recebe neste domingo (23/10) um piquenique alusivo ao Dia Internacional de Conscientização da Mielomeningocele (25 de outubro).
A organização é da Associação Brasileira Superando a Mielomeningocele (ABSAM), que estima reunir cerca de 150 pessoas, principalmente familiares e portadores da doença.
O encontro, que será realizado entre 9 e 15 horas e procura chamar atenção para o problema, acontece ao lado do parquinho acessível que fica no Barigui e cujo acesso se dá pela entrada da Avenida Cândido Hartmann, próximo à antiga chaminé.
Está prevista a realização de uma caminhada inclusiva pelo parque com cadeirantes e “andantes”.
Segundo a ABSAM, eventos similares serão realizados também em Cascavel (PR), Recife (PE), São Paulo (SP), Santos (SP) e Macaé (RJ).
Causa desconhecida
A mielomeningocele é uma doença grave causada por uma má formação rara que afeta a coluna vertebral e a medula espinhal, causando danos neurológicos e motores. O problema também é conhecido como espinha bífida. Trata-se da segunda maior causa de deficiência motora em crianças e a primeira em alterações de bexiga e intestino. As causas da doença ainda não são conhecidas.