O atendimento público a cães e gatos de Curitiba foi ampliado pela Prefeitura. Agora, além do Hospital Veterinário Municipal, os moradores vão poder usar os serviços de atendimento veterinário gratuito para cães e gatos na HPet Clínica Veterinária, que fica no bairro Boa Vista. Nesta terça-feira (22/4), o prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, assinou o termo de doação de serviços que vai permitir a parceria entre a Prefeitura e HPet.
A estrutura conta com consultórios e equipes especializadas, salas de cirurgia equipadas e laboratórios. O atendimento gratuito será feito por agendamentos on-line, pelo site da Rede de Proteção Animal de Curitiba. O HPet tem previsão de atendimento de no mínimo 15 consultas por dia na modalidade clínica veterinária, com previsão de internamento/dia em determinados casos. O horário de funcionamento será de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h.
Nesta terça, o prefeito Eduardo Pimentel também abriu a primeira agenda de consultas gratuitas no HPet e destacou a importância da parceria entre o poder público e o setor privado.
“Isso que está acontecendo aqui hoje é o espírito do nosso governo, é a integração. O trabalho em conjunto a favor de quem mais precisa e nesse caso os gatos e cachorros, os nossos amigos pets. Aqui é mais uma porta de atendimento gratuito veterinário na nossa cidade”, explicou Eduardo Pimentel.
O prefeito também determinou que os moradores que adotarem cães ou gatos no Centro de Referência de Animais em Risco (Crar) tenham atendimento prioritário e vitalício no HPet, assim como já acontece no Hospital Veterinário Municipal.
A secretária municipal do Meio Ambiente, Marilza Dias, disse que a parceria vai fortalecer o trabalho da Rede de Proteção Animal de Curitiba. “Hoje estamos ampliando o atendimento público veterinário gratuito e isso é maravilhoso para a cidade. A equipe da Rede de Proteção Animal faz um trabalho incansável e conseguimos avançar cada vez mais”, disse Marilza.
Como funciona
As inscrições dos animais para atendimento na HPet Clínica Veterinária serão feitas pelo site da Rede de Proteção Animal, na área de eventos, assim como já ocorre para as consultas do Hospital Veterinário Municipal e para os mutirões de castração gratuitos e demais eventos da Rede de Proteção Animal. As agendas vão abrir uma vez por semana, sempre às segundas-feiras, a partir do dia 28 de abril.
O HPet é mantido pela Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Curitiba e foi inaugurado em novembro de 2024. Por meio do termo de doação de serviços ao município de Curitiba, passa a oferecer atendimento médico veterinário gratuito para cães e gatos de moradores de Curitiba. A doação dos serviços veterinários têm o valor inicial de R$ 500 mil, com vigência de 1 ano.
Rede de Proteção Animal
Desde janeiro de 2025, o Programa Municipal de Castração Gratuita de cães e gatos da Prefeitura de Curitiba já fez 10.800 cirurgias. O Pet móvel - Unidade Veterinária, em ações de vacinação realizadas nas regionais Cajuru, Bairro Novo e Tatuquara, também já possibilitou a vacinação (polivalente e antirrábica) para 900 pets de moradores de Curitiba.
O serviço da Unidade de Resgate Animal - Ambulância Veterinária socorre, em média, dois animais em situação de rua por dia, vítimas de atropelamentos nas ruas. Estes animais são disponibilizados para adoção responsável no Centro de Referência de Animais em Risco (Crar), que é tratado com um centro permanente de adoções, além dos eventos Amigo Bicho, com quatro edições já realizadas em 2025.
Hospital Veterinário Municipal
O Hospital Veterinário Municipal São Francisco de Assis, no Parque Municipal São Francisco de Assis, iniciou o funcionamento no dia 13 de janeiro deste ano e já promoveu 3 mil consultas gratuitas de cães e gatos de moradores de Curitiba, que geraram um total de 6.500 procedimentos até o momento. Destes, foram 245 atendimentos de maior complexidade, como cirurgias ortopédicas e oncológicas.
Presenças
Também participaram do evento o superintendente de Controle Ambiental da SMMA, Ibson Campos; o diretor do Departamento de Pesquisa e Conservação da Fauna, Edson Evaristo; o coordenador da Rede de Proteção Animal, Fabiano Cruzara; o administrador da Regional Boa Vista, Reinaldo Boaron; o diretor-executivo na Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Curitiba, Rogério Kuntz; o arcebispo emérito de Maringá, dom Anuar Battisti; o deputado federal Matheus Laiola; e os vereadores Andressa Bianchessi, Hernani, Lórens Nogueira e Meri Martins.