Os sinos da Catedral Basílica de Curitiba soaram, na manhã desta quarta-feira (29/3), anunciando a celebração da missa especial pelo aniversário de 330 anos de Curitiba. O prefeito Rafael Greca participou da cerimônia religiosa e compartilhou com os presentes a mensagem do Papa Francisco, assinada pelo Cardeal Pietro Parolin, Secretário de Estado do Vaticano, parabenizando os curitibanos pelo aniversário da capital e pelas ações de combate à fome da cidade.
A saudação do Sumo Pontífice foi enviada para o Arcebispo Metropolitano de Curitiba, Dom José Antônio Peruzzo.
Na mensagem assinada pelo Cardeal Pietro Parolin, o Papa Francisco agradeceu a todos os que participam de iniciativas da capital de apoio aos mais necessitados e de combate à fome, destacando as mais de 1 milhão de refeições gratuitas servidas à população em risco social através do Mesa Solidária, programa de Curitiba iniciado no Natal de 2019 e que chegou a atual marca em março deste ano.
O Mesa Solidária é uma ação conjunta de órgãos da Prefeitura de Curitiba, como Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (SMSAN), Fundação de Ação Social (FAS) e Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito, que cedem locais e apoio logístico, com mais de 70 entidades parceiras (instituições religiosas, ONGs e movimentos sociais) que adquirem, preparam e servem os alimentos gratuitamente para pessoas em situação de rua.
“Associando-se ao júbilo das celebrações dos 330 anos da fundação da cidade de Curitiba e congratulando-se com as ações desenvolvidas no combate à fome, Sua Santidade, Papa Francisco, saúda cordialmente os colaboradores do programa Mesa Solidária e os demais habitantes dessa cidade, sobre todos invocando a abundância das graças do Alto a fim de construírem uma comunidade cada vez mais comprometida com os valores do Evangelho. Com tais votos, que coloca aos pés de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, o Santo Padre concede de bom grado a benção apostólica”, diz a mensagem do Sumo Pontífice, assinada pelo Cardeal Pietro Parolin, Secretário de Estado do Vaticano.
Greca dividiu com os demais participantes da cerimônia - como o vice-prefeito Eduardo Pimentel, vereadores, secretários municipais, dirigentes de autarquias, pessoas da comunidade e as crianças das escolas municipais Umuarama e Maria de Lourdes Pegoraro -, os bons votos à cidade enviados pelo Santo Padre, através do Cardeal Pietro Parolin, Secretário de Estado do Vaticano.
A Secretaria de Estado da Santa Sé responde diretamente ao Papa e auxilia o Sumo Pontífice no exercício da sua suprema missão.
Na mensagem enviada pela Santa Sé, também há uma felicitação do Monsenhor Joseph Antony Puthenpurayil, encarregado de Negócios da Nunciatura Apostólica no Brasil, a representação diplomática do Vaticano.
Missa
A cerimônia religiosa pelos 330 anos de Curitiba foi celebrada por Dom Reginei Módolo, bispo auxiliar da Arquidiocese Curitiba, e pelo padre Marcos Honório. Os cânticos foram interpretados pelo grupo Madrigal em Cena, com a participação do barítono Eli Siliprandi.
“Esta é a primeira missa que eu rezo aqui e coincidiu de ser a missa dos 330 anos de Curitiba. Devemos dar graças pela semente de Curitiba ter vingado, como se diz nas escrituras: o que for da vontade de Deus, será. E Curitiba é de Deus porque prosperou”, disse Dom Reginei Módolo.
Ao final da celebração, Greca cumprimentou e tirou fotos com os presentes, convidando a todos para participar da inauguração da Pirâmide Solar do Caximba, que vai gerar energia limpa para a cidade.
Presenças
Também participaram da missa pelos 330 anos de Curitiba a deputada est Márcia Huçulak; os secretários Luiz Gusi (Segurança Alimentar e Nutricional), Maria Sílvia Bacila (Educação), Marilza Dias (Meio Ambiente), Leverci Silveira Filho (Desenvolvimento da Região Metropolitana de Curitiba), Carlos Eduardo Pijak Jr. (Esporte, Lazer e Juventude), Luiz Fernando Jamur (Governo Municipal e Ippuc) e Cristiano Hotz (Planejamento, Finanças e Orçamento); o presidente da Cohab, José Lupion Neto; a presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Ana Cristina Castro; o presidente do Instituto Municipal de Administração Pública (Imap), Alexandre Matschinske; o presidente do Instituto de Previdência dos Servidores de Curitiba (IPMC), Ary Gil Merchel Piovesan; a presidente do Instituto Municipal de Turismo, Tatiana Turra; o superintendente da Guarda Municipal, Carlos Celso dos Santos Júnior; Elenice Malzoni (Assessoria de Direitos Humanos); Marli Teixeira Leite (Assessoria de Promoção e Igualdade Racial); os vereadores Marcelo Fachinello, Beto Moraes, Tito Zeglin e Oscalino do Povo; os administradores regionais Rafaela Lupion, Fernando Wernek Bonfim e Ricardo Dias; e os assessores Francisco Assis (Chefe de Gabinete), Cibele Dias e Lucas Navarro de Souza (Articulação Política).