Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Participação popular

Oito entidades comunitárias disputam duas vagas no Fundo Municipal de Habitação

Oito entidades comunitárias foram habilitadas para disputar a eleição de representantes dos movimentos populares no Conselho Gestor do Fundo Municipal de Habitação de Interesse Social (FMHIS). O pleito que vai eleger duas cadeiras para fazer parte do conselho no mandato 2023/2025 acontece no dia 1º de fevereiro.

As entidades interessadas em participar da eleição fizeram o credenciamento em novembro de 2022, junto à secretaria executiva do FMHIS, que está subordinada à Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab).

Seis delas foram habilitadas em dezembro e outras quatro entidades tiveram o pedido indeferido pela comissão eleitoral, em virtude de ausência de documentação ou alguma inconsistência no material que foi protocolado. Das quatro inabilitadas, duas entraram com recurso e conseguiram a inclusão no processo.

Confira a lista de entidades habilitadas e inabilitadas com os respectivos motivos e representantes legais.

 

 Movimentos populares podem participar do Conselho Gestor do FMHIS

 Inscritos na Cohab recebem as chaves de seus novos apartamentos na CIC

 Cohab Curitiba atende 1,9 mil famílias na área habitacional

Eleição

A eleição que define os representantes dos movimentos populares no Conselho Gestor do FMHIS está marcada para o dia 1º de fevereiro, das 15h às 17h, no auditório da Cohab. Cada entidade terá direito a um único voto e as duas com maior votação indicarão, cada uma, um membro efetivo e um suplente para compor o Conselho.

Composto por representantes do setor público e privado, o Conselho Gestor do FMHIS é subordinado à Secretaria Municipal de Obras Públicas (SMOP). Sua função é aprovar e acompanhar os investimentos do fundo. A principal receita é o mecanismo do solo criado, que prevê pagamento pelas empresas de construção civil para aumento do potencial construtivo dos empreendimentos.

Além dos dois representantes dos movimentos populares escolhidos em eleição direta, o conselho tem representantes da Cohab, Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), Secretaria Municipal de Finanças, Câmara Municipal, Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon-PR).