As obras de requalificação viária da Rua Vital Brasil, no bairro Portão, representam um importante avanço para a mobilidade urbana em Curitiba. A intervenção, parte do projeto Novo Inter 2, prevê a transformação da Rua Vital Brasil em um dos eixos de binário com a Professor Ulisses Vieira, o que irá melhorar a fluidez do trânsito e beneficiar as linhas de transporte público que circulam nos bairros Portão e Vila Izabel.
Os trabalhos incluem obras de drenagem, pavimentação, construção de novas calçadas, paisagismo e sinalização viária. A previsão é que a revitalização da Rua Vital Brasil esteja concluída até o fim de agosto.
Para viabilizar a requalificação viária, foi necessária a supressão de 35 árvores na Rua Vital Brasil. Inicialmente, o projeto previa a remoção de 46 árvores, mas, após revisão técnica, o número foi reduzido em 24%, preservando o maior número possível de exemplares. As remoções seguiram rigorosamente a legislação ambiental vigente, respaldadas por Autorização Ambiental para Remoção de Vegetação emitida pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente (ARP 25000676).
Importante destacar que todos os cortes realizados no âmbito do Novo Inter 2 são compensados com o plantio de novas árvores. Apenas no Lote 1 do projeto, está prevista a plantação de mais de 1,2 mil mudas de espécies nativas, o que representa uma compensação superior a duas novas árvores para cada remoção feita.
O projeto passou por discussões em reuniões técnicas e consulta pública junto à comunidade, como a audiência realizada em 15 de abril. Durante o evento, foram apresentadas soluções que reduziram o corte de árvores e incorporaram a previsão da implantação de um Parque Linear ao longo da Avenida Arthur Bernardes, ampliando as áreas verdes e os espaços de convivência da região.
“As obras da Rua Vital Brasil são fundamentais para garantir uma mobilidade e um transporte público mais eficiente na cidade. O projeto foi pensado para maximizar os benefícios para a população”, afirma o secretário municipal de Obras Públicas, Luiz Fernando Jamur.
Novo Inter 2
As intervenções na Rua Vital Brasil integram o Lote 1 do Novo Inter 2, um dos maiores projetos de modernização do transporte coletivo de Curitiba, que beneficiará 181 mil passageiros por dia. Além de melhorias na infraestrutura de ruas, o projeto contempla a instalação de faixas exclusivas para ônibus e a renovação da frota, com a introdução de veículos elétricos, mais confortáveis e sustentáveis.
A Rua Vital Brasil é estratégica para o binário que será formado com a Rua Ulisses Vieira, ampliando a capacidade de circulação na região e reduzindo congestionamentos. As obras são coordenadas pela Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop) e pela Unidade Técnico-Administrativa de Gerenciamento (Utag). Além da Vital Brasil, o Lote 1 prevê intervenções em outras ruas importantes dos bairros Seminário, Campina do Siqueira, Vila Izabel, Portão e Santa Quitéria, em mais de 14 km de melhorias viárias.
Redução de impactos
O projeto do Novo Inter 2 passou por uma revisão no eixo da Avenida Presidente Arthur Bernardes. Entre os principais ajustes, estão a preservação de árvores de grande porte e a criação de novos espaços verdes, como o futuro Parque Linear que vai requalificar o eixo com soluções baseadas na natureza. A atualização do inventário de árvores mostrou que apenas 6,7% das 1.534 árvores da área seriam impactadas pelas obras — número que vem sendo amplamente compensado com o plantio de 6.195 novas mudas nos bairros do entorno.
Aprovação da população
A aceitação das obras entre a população foi confirmada por uma pesquisa recente do Instituto Paraná Pesquisas, realizada entre 6 e 9 de abril. O levantamento apontou que 78,6% dos curitibanos apoiam a realização das obras mesmo com a necessidade de corte compensado de árvores, enquanto apenas 17,7% se declararam contrários e 3,7% não souberam opinar. O apoio é consistente em todos os recortes de sexo, idade e escolaridade.
Além da melhoria do tráfego de veículos, o Novo Inter 2 promoverá avanços no transporte público, com a utilização de ônibus elétricos, mais silenciosos e não poluentes, nas linhas Inter 2 e Interbairros 2.Inter 2 e Interbairros 2.