Os novos empreendimentos habitacionais do Ganchinho estão localizados na divisa com o Sítio Cercado, entre a rua Eduardo Pinto da Rocha – que marca o limite entre os dois bairros – e o Contorno Leste. Na prática, as novas moradias são uma extensão do Bairro Novo, um loteamento do programa habitacional do município que começou a ser implantado na década de 90 e que abriga hoje mais de 13 mil famílias.
As 2,5 mil unidades estão inseridas numa área que, no zoneamento da cidade, está classificada como Setor Especial de Habitação de Interesse Social (SEHIS), num compartimento do bairro que já tem um perfil urbano e está consolidado como local de moradia.
Já no outro lado do Contorno Leste, o Ganchinho tem uma característica diferenciada que não será alterada após a chegada dos novos empreendimentos. O Contorno, que liga as BRs 376 e 277, funciona como uma barreira física que separa os dois lados do bairro. Depois da rodovia, na região onde ainda resistem antigas chácaras, estava, no passado, a Zona Agrícola do município.
Hoje, a legislação de uso do solo naquele segmento do Ganchinho (antiga ZA) prevê um uso mais restrito, ao classificar aquela área com três designações distintas: Zona Residencial de Ocupação Controlada (ZROC), Zona de Serviços (ZS) e APA (Área de Preservação Ambiental) do Iguaçu.